logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Mapa homenageia Abrafrutas por ser associação parceira do Selo Mais Integridade 2021/2022

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) recebeu ontem durante a premiação do Selo Mais Integridade, homenagem por ser uma associação parceira do Prêmio e uma das quatro organizações que representam as empresas mais premiadas desta edição.

O Prêmio Selo Mais Integridade reconhece as empresas e cooperativas do agronegócio que adotam práticas de integridade, com enfoque na responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e ética. Sendo este prêmio um reconhecimento pioneiro entre os ministérios do governo federal na implementação de um selo setorial alinhado ao Programa de Fomento à Integridade Pública (Profip), da Controladoria-Geral da União (CGU).

Para o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, este reconhecimento pertence a todos que compõe a Associação e trabalha para que a fruticultura cada vez mais seja reconhecida por essas práticas.

“Ficamos muito honrados por este reconhecimento. Estar junto de nossos associados promovendo a boas práticas e os ver sendo premiados por isso nos alegra grandemente, pois sabemos do empenho das empresas para que cada vais mais o trabalho seja desenvolvido com excelência em ações de integridade”, disse Guilherme Coelho.

Na cerimônia, a ministra Tereza Cristina afirmou que os resultados dessas práticas possam refletir em abertura de mercados que anteriormente seriam considerados inatingíveis e que cada vez mais empresas e cooperativas do setor agropecuário alcancem a excelência em integridade.

O presidente da Apex, Augusto Pestana, afirmou que para o êxito deste trabalho é consequência do envolvimento de todos nas ações de integridade. “Aqui a gente vê uma integração muito grande que faz o êxito do trabalho nosso, sobretudo do ponto de vista da Apex, de promover as nossas exportações e atrair investimentos. Essa grande parceria que nós temos aqui, com empresários do setor privado, com o setor público, tanto Executivo quanto Legislativo, e com a sociedade civil, igualmente mobilizados em torno de uma causa que é uma das mais nobres, que é garantir que nós conquistemos mercados, levando o nosso agro e tudo o que ele traz. Ele traz integridade, ele traz desenvolvimento sustentável”.

Durante a cerimonia duas associadas da Abrafrutas receberam a premiação. Na categoria “Responsabilidade Social”, a empresa associada UPL do Brasil Indústria e Comércio de Insumos Agropecuários foi reconhecida com o programa itinerante “Aplique Bem”. Este programa capacita pequenos e médios produtores rurais com o objetivo de proporcionar a segurança do produtor rural durante o manuseio e aplicação de defensivos agrícolas. Mais de 70 mil pessoas e mais de mil municípios brasileiros foram beneficiados com o programa.

A empresa associada Andrade Sun Farms Agrocomercial Ltda recebeu o selo renovação, ou seja, está renovando a premiação este ano. A renovação confirma o trabalho e a contribuição da integridade exercida pela empresa, resultado dos esforço norteado pelos valores aplicados.

De acordo com a diretora da Andrande Su Farms, Aline Andrade, a importância de receber o Selo Mais Integridade reflete o fortalecimento da empresa como marca de sustentabilidade e credibilidade nos mercados nacional e internacional. Outro fator é a valorização dos colaboradores pelo reconhecimento da governança no desenvolvimento e na motivação pessoal e profissional de todos, inclusive dos parceiros envolvidos no processo de produção.

Segundo a diretora, o objetivo que levou a empresa a buscar o Selo Mais Integridade, hoje premiada pela segunda vez, partiu dos colaboradores em transcrever as práticas de boas condutas, éticas, missão, valores e respeito que a empresa aplica no desenvolvimento de suas atividades.

“A dedicação e o empenho da equipe embasaram nos pilares da sustentabilidade desde o início da empresa, ou seja, é o reflexo dos princípios do nosso fundador Sr. José Carlos da Cruz Andrade e fruto de um trabalho em equipe, que merecidamente colhe com este reconhecimento e certificação contidos no prêmio. Dedicamos a premiação a todos os colaboradores, parceiros e clientes”, disse Aline Andrade.

Além da ministra da Agricultura Tereza Cristina e do presidente da APEX-Brasil, Augusto Pestana, o evento que ocorreu na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) contou também com a participação  do ministro da CGU, Wagner Rosário, com o secretário-executivo do Mapa, Marcos Montes; com o secretário adjunto de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jairo Gund; com o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Mapa, Cláudio Torquato; com a coordenadora-geral de Integridade do Mapa, Ana Carolina Mazzer;  com a coordenadora anticorrupção do Pacto Global da ONU, Jaqueline Oliveira; com a gerente da Rede Brasil da Alliance for Integrity, Beatriz Sannuti; e com a gerente Executiva do Instituto Ethos, Marina Ferro.

Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas, com informações do MAPA*