logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Tocantins vai exportar limão tahiti para o Chile

O Estado possui uma unidade produtora apta a exportar esta fruta

Slices of freshly cut lime

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu nesta terça-feira, 8, um ofício do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), comunicando o Estado, sobre a abertura de mercado do Chile para frutos frescos de limão tahiti produzidos no Brasil. O Tocantins conta atualmente com uma unidade produtora apta a comercializar estes frutos com o mercado chileno.

O presidente da Adapec, Paulo Lima comemorou a decisão afirmando que esta é mais uma oportunidade para o crescimento da fruticultura no Estado. “Atualmente produzimos este limão no Projeto Manuel Alves, mas com a abertura deste mercado cremos que surgirão outras unidades produtoras, e com isso, a fruticultura tende a crescer no Tocantins, contribuindo para a geração de empregos e renda,” destacou Paulo Lima.

Segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal, Lidiana Lira Vieira, os produtores interessados em comercializar estes frutos com o mercado chileno devem seguir as determinações da resolução 7480/2021 do governo do Chile. “Além disso, deve cadastrar suas unidades de produção na Adapec e procurar o Mapa para que possam exportar estes produtos,” explicou Lidiana.

A Adapec é o órgão estadual responsável por garantir a sanidade dos produtos vegetais nas lavouras, visando o controle de pragas quarentenárias e controlar o trânsito de vegetais, por isso, possui papel fundamental neste processo. Cabe também à autarquia, realizar o cadastro das Unidades de Produção, monitorar as pragas quarentenárias e fiscalizar o procedimento do limão taiti.

A Agência emite a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), documento obrigatório em caso de deslocamento do fruto produzido no Tocantins para outros estados brasileiros. Para a exportação para fora do país é necessária a emissão do Certificado Fitossanitário (CF), que é feito pelo Mapa.

O Tocantins possui o status fitossanitário sem ocorrência da praga cancro cítrico que atacam as espécies de citrus (laranja, limão e tangerina).

Fonte: AGROLINK –Eliza Maliszewski