Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves e região, Cedenir Postal, a safra apresentou diversos problemas no início, mas, a avaliação da qualidade dos frutos surpreende uma vez que as uvas colhidas em 2022 são de boa graduação.

A safra da uva está se encaminhando para o final. Tivemos bastante problemas no início. Lá no mês de janeiro, onde a estiagem estava castigando muito em algumas localidades, um pouco mais ou outras um pouco menos, mas a qualidade compensou, graduação muito boa das uvas sanidade também. As perdas foram das mais diversas.” Destaca.

Ainda conforme Postal, com o encaminhamento do final da safra os produtores de uva buscam uma valorização do seu produto. Uma vez que a qualidade excede as expectativas e os custos de produção foram altos, um reajuste do quilo da fruta deve ser feito.

Agora esperamos a valorização do produtor e que seja paga o preço justo pela bela qualidade e porque todos os gastos aumentaram e aumentaram significativamente. O aumento do custo de produção foi elevado em todos os sentidos, desde dos fertilizantes, dos defensivos, dos combustíveis, o frete, a mão de obra para a colheita. Os custos de produção estão extremamente elevados. Agora é o que o que esperamos é a valorização do produtor perante a indústria.” Frisou.

O presidente do sindicato destacou em sua fala o preço mínimo da uva que teve, ainda antes da safra, um reajuste significativo. Em novembro do último ano, o Conselho Monetário Nacional decretou o valor de R$1,31 para o quilo de uva. O valor representou uma melhora em 19,09% em comparação a 2020.