- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Fruta não precisa ser luxo; veja como encontrar mais em conta

Barraca de frutas vista de cima no Mercado Municipal de São Paulo — Foto: Gero Rodrigues/O Fotográfico/Estadão Conteúdo
Barraca de frutas vista de cima no Mercado Municipal de São Paulo — Foto: Gero Rodrigues/O Fotográfico/Estadão Conteúdo

Tem o costume de comprar frutas? Se não, o obstáculo é o preço? Apesar de consideradas por alguns como um “bônus” ou um “luxo” alimentar, frutas podem ser encontradas de forma mais em conta.

“Quando a gente tem qualquer crise econômica, as primeiras coisas que se corta (da alimentação) são as frutas. Não vai cortar o arroz, a batata, o feijão”, diz Maria Bassols, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado.

“Isso porque há tempos considera-se as frutas como sendo uma sobremesa, como se fossem supérfluas. Na verdade, a gente devia atentar que as frutas são complementos alimentares, têm uma série de compostos que são importantes para o organismo”, completa.

Veja a seguir algumas dicas para conseguir incluir frutas na sua alimentação sem gastar muito:

Escolha produtos de época

 

Além de apresentarem preços melhores, as frutas de época também terão maior quantidade e qualidade, explica a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

 

Um dos motivos do preço ser melhor é que o armazenamento ou importação sempre encarecem o produto, aponta Luiz Belarmino, agroeconomista da Embrapa.

Procure acompanhar as variações de preços. As frutas possuem oscilações dos valores durante o ano todo. O custo para o consumidor é sempre menor na época da colheita, podendo chegar até a metade, diz Belarmiro.

As frutas de época também podem ser uma alternativa mais saudável e se tornam mais saborosas por causa do menor uso de agrotóxicos em seu cultivo, já que estão no seu tempo natural de produção.

Prepare uma lista de compras

 

Com uma lista de compras, é possível evitar desperdícios e economizar.

 

Na hora de preparar a lista, leve em consideração as seguintes perguntas, recomenda a Ceagesp:

  • quais frutas eu ainda tenho em casa?
  • qual será meu cardápio?
  • quais produtos consumo diariamente? De quanto será o consumo deste produto?
  • quanto tempo pretendo que essa compra dure?

 

Divida ainda a sua lista de compras por grupos relacionados à durabilidade. Algumas frutas podem amadurecer depois de colhidas (são as chamadas de climatéricas) e outras não (chamadas de não climatéricas).

O mamão, a banana e a manga são exemplos de frutas que amadurecem depois de colhidas e, se as comprarmos mais verdes, pode ser que durem mais tempo em casa. A dica é escolher produtos mais “maduros” para consumo imediato e mais “verdes” para armazenagem.

Frutas como o abacaxi, a laranja, a uva e o morango devem ser compradas no ponto ideal para consumo, pois não amadurecem depois de colhidas, apenas desidratam e podem mudar de cor.

Vá ao sacolão e à feira

 

Costuma ser mais barato comprar direto de agricultores locais. Eles terão alimentos mais frescos do que os do supermercado, por exemplo.

A maioria das médias e grandes cidades possuem feiras de fruticultores, lojas do tipo “sacolão”, onde o preço quase sempre está inferior aos supermercados, e centrais de abastecimento no modelo de “atacarejo” (atacado e varejo juntos), explica Belarmiro.

“Vale a pena pesquisar e estabelecer uma fidelidade com esses mercados”, recomenda o agroeconomista.

  • Como higienizar frutas e hortaliças ao chegar das compras? Aprenda

 

Aproveite promoções

 

Às vezes, os supermercados podem colocar em promoção frutas que já estão no ponto para o consumo.

Ainda que você não pretenda comer os produtos naquele momento, é possível comprá-los e usar alguns truques para aproveitá-las depois. Por exemplo, preparar uma geleia ou compota ou congelar a polpa para ser utilizada em sucos.

Fonte: G1

–:–/–:–

Veja quais os benefícios de consumir maracujá