A ofensiva militar de Vladimir Putin (foto) na Ucrânia interrompeu o fluxo de exportações de frutas e derivados do Brasil à Rússia, informou a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados, a Abrafrutas.
No ano passado, as compras dos produtos brasileiros representaram 25 milhões de dólares, num universo de 1 bilhão de dólares gastos pelo país governado por Vladimir Putin com frutas e derivados, segundo a associação.
Segundo a Crusoé, a Abrafrutas recebeu, na semana passada, um e-mail de uma grande importadora de alimentos russa com um pedido de socorro. A empresa solicitou uma lista de produtores e exportadores brasileiros que pudessem suprir o mercado interno russo. Depois de 20 dias de guerra, os supermercados russos pararam também de receber as frutas brasileiras.
“Hoje o problema é que não tem quem leve os produtos para lá, porque os navios não querem atracar na Rússia, as empresas de navegação não querem carregar as frutas com medo de não receber. E não tem como receber o dinheiro porque a Rússia não está mais no sistema Swift”, diz Jorge Souza, gerente de projetos da Abrafrutas.
Fonte: O Antagonista