logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Começou hoje a Fruit Logistica 2022 e Brasil marca presença com mais de 50 empresas exportadoras

vEmpresários aproveitam para discutirem também demandas e soluções para a cadeia de frutas

 

Começou hoje, na capital da Alemanha, a maior feira internacional de frutas, a Fruit Logísitica 2022. A Associação Brasileira dos produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do projeto FRUTAS DO BRASIL, trouxe a Berlim, empresas exportadoras de frutas para mais um ano deste grande evento com a participação também de grandes investidores do agronegócio mundial.

A feira que começou hoje (5) e vai até quinta-feira, dia 7, reúne expositores de todo o mundo com apresentação de produtos, prestações de serviços e soluções técnicas.

O Brasil está sendo representado por mais de 50 empresas exportadoras associadas da Abrafrutas, dentre elas, produtores exportadores, prestadores de serviços, embalagens, insumos e etc. Com um stande de 418mt², o Brasil inovou na apresentação e trouxe modernidade que chamou atenção de que passava perto. O novo design de stande trouxe para os associados mais interação o que resultou em colaboração mutua na hora de receber os clientes.

Para o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo de Oliveira, o retorno da feira no modelo presencial, trouxe mais interação entre os participantes o que foi percebido por um espirito colaborativo daqueles que eles o consideravam concorrentes diretos.

“Ficamos um ano sem estarmos juntos e ao retornar com o stande nesse modelo, onde todos estão juntos, nos sentimos mais a vontade nas apresentações de nossos produtos e possíveis negociações”, disse o diretor da Termotecnica, empresa que produz soluções para os segmentos de embalagens.

Oliveria conta que a empresa tem se preocupada com as questões que envolve a pegada de carbono, tema que tem sido bastante discutido no agronegócio. Ele conta que uma das novidades apresentadas nesta edição da Fruit Logística, tem sido embalagens em EPS DaColheita desenvolvidas para o transporte de produtos frescos, como flores, frutas, legumes e verduras, com peso bem menores.

Ele explica que por ser um material muito leve, consequentemente, diminui no peso das cargas no transporte, o que gera uma diminuição da emissão de CO2, no transporte devido ao peso mais leve das embalagens, o que reduz no consumo de combustível.

Saiba Mais: 

Para o produtor de banana, Edson Brok, da empresa Brok Fresh Fruit, a movimentação no stande do Brasil foi muito produtiva, para o segundo dia ele conta que já tem algumas reuniões agendadas e que o retorno da feira tem o deixado bem animado para discussões acerca de soluções que tem travado toda a cadeia do agronegócio, como por exemplo, as questões de logística. Brok afirma que neste momento também de grandes mudanças, é preciso buscar novas tecnologias na produção de frutas e a feira é uma ótima oportunidade para conhecer as novas maneiras e possibilidades tecnológicas de produção.

Os empresários brasileiros contaram ainda neste primeiro dia com a visita do embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, que pode conversar com alguns e discutir assuntos do setor.

Em entrevista ao vivo direto da feira ao canal Agro Mais, o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, afirma que o número de visitantes caiu um pouco em relação aos anos anteriores, porém, um público percebido por ele, que veio com objetivos mais concretos.

A FRUIT LOGISTICA

Principal feira para o comércio global de hortifruticultura e representa toda a cadeia de valores do setor, desde a produção ao ponto de venda. Este ano, os organizadores esperam receber cerca de 2000 expositores provenientes de 80 países.

 

O PROJETO SETORIAL FRUTAS DO BRASIL

 

A ABRAFRUTAS, em parceria com a Apex-Brasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas.

 

SOBRE A ABRAFRUTAS

 

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.

Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ABRAFRUTAS desenvolveu, em 2014, o projeto “Frutas do Brasil”. O projeto tem por objetivo mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas o ano inteiro. O Sol e o clima do Brasil possibilitam a consistência de produção e grande variedade de frutas de norte a sul do país.

Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.

 

SOBRE A APEX-BRASIL

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas