A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) participou na última semana, de 25 a 29 de abril, do XVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, em Florianópolis. O evento organizado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) teve como tema central “A valorização da ciência brasileira para a produção de frutas”. Durante o congresso também foi realizado o XVII Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (ENFRUTE).
Estiveram juntamente com a ABRAFRUTAS, os principais nomes ligados ao setor no Brasil com o objetivo de discutir, trocar conhecimentos e apresentar novidades da área. A interação entre os elos da cadeia, pesquisadores e público se deu por meio de exposições, conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos.
De acordo com o diretor da Associação, Eduardo Brandão, as discussões de temas relevantes para a fruticultura brasileira proporcionou o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e outras instituições que trabalham em prol do desenvolvimento do setor.
A Abrafrutas esteve presente com um estande onde se concentraram parceiros e associados como: UPL, RASIP, ABPM, TERMOTECNICA, AGRO FRESH, BRAPEX, JACTO, GRANVALLE, dentre outras. Durante o evento, Eduardo Brandão, participou de importantes eventos técnicos como a Reunião Extraordinária da Câmara Setorial de Fruticultura do MAPA, que foi presidida pela Abrafrutas.
Fórum Nacional de Defesa Vegetal
“Defesa Sanitária Vegetal: Estamos fazendo o suficiente? Construindo estratégias integradas frente aos desafios da saúde de plantas contra pragas prioritárias para o Brasil” foi o tema do Fórum Nacional de Defesa Vegetal. A desburocratização no processo de defesa sanitária vegetal do brasil, facilitação nos processos e a volta técnica da assistência técnica foi alguma das pautas apresentadas pela Abrafrutas no fórum.
De acordo com o diretor da Abrafrutas, a assistência técnica foi um tema muito importante a ser abordado e a Associação sugeriu melhoria nessa questão como forma de fortalecer a instituição e levar conhecimento para os pequenos e médios produtores, principalmente, para aqueles que não tem acesso direto, para que possam implantar trabalhos de defesa sanitária no Brasil. As discussões, segundo ele, ocorreram de forma técnica.
O evento foi alusivo ao aniversário de 50 anos da fundação da SBF. Segundo os organizadores, Florianópolis foi a única cidade a sediar este importante congresso por três vezes na história.