logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Como plantar lichia com caroço: descubra os benefícios dessa fruta

O sabor da lichia é um cruzamento entre morango, melancia e uva. Veja o passo à passo e aprenda a cultiva-la.

Plantação de Lichia

Veja o passo à passo e aprenda a plantar lichia em casa (Foto: Tuu Sitthikorn’s Images/Canva)

 

A lichia é uma fruta de origem chinesa, cheia de vitamina B, vitamina C, cobre e potássio. Além disso, ela auxilia na saúde dos cabelos, proteção da pele, fortalece as unhas e age como um anti-inflamatório.

Depois de saber de todos esses benefícios, aposto que você vai querer aprender a plantar essa deliciosa frutinha na sua horta. Pensando nisso, preparamos um passo a passo para você, e separamos as melhores dicas.

Lichia no dia a dia

O sabor da lichia é um cruzamento entre morango, melancia e uva. Ela pode ser consumida pura ou adicionadas em saladas de frutas. Também são usadas ​​em sobremesas, como por exemplo, junto de sorvete de pistache e chantilly, ​​em mousses e bolos ou feitas de geleias. A lichia é sucesso até na preparação de drinks, como caipirinha.

Bebida de Lichia
Existem várias opções de receitas para usar a lichia (Foto: Wipas_Rojjanakard/Canva)

Como plantar lichia?

A lichia fornece uma árvore muito ornamental, e existem diferentes métodos para realizar o cultivo dela em casa. Aqui, te trouxemos um passo a passo para sua plantação.

Quais materiais necessários para plantar lichia?

  • 1 pote de plástico com a tampa cheia de furos. A lichia precisa respirar;
  • Algodão ou papel toalha;
  • Brita, aquelas pedrinhas pequenas;
  • Terra adubada;
  • Caroços de lichia;
  • Um vaso.

1º passo – Germinar as sementes de lichia

Forre o pote de plástico com o algodão ou papel toalha; coloque os caroços de lichia e os cubra com o mesmo pano. Em seguida, umedeça com água, feche o pote com a tampa furada e leve ao sol. Repita o processo de umedecimento de 10 a 15 dias, até a semente começar a brotar.

2º passo – Hora de passar para o vaso

Em um vaso – que também deve ter furos no fundo – faça uma camada de aproximadamente 3 centímetros de espessura com a brita. Essas pedrinhas auxiliam na drenagem da rega.

Depois disso, complete o vaso com terra adubada. Com os dedos, faça buracos de aproximadamente 2 centímetros de profundidade na terra. Pegue suas sementes já germinadas, transplante-as para o vaso com o broto virado para cima e as cubra com terra.

Agora é só aguardam com paciência enquanto sua deliciosa fruta exótica cresce.

Dicas importantes

O melhor período para plantar lichia é entre janeiro e março. Além disso, é ideal adubar sua plantação de lichia a cada 3 meses, para que os nutrientes sejam renovados e sua fruta cresça saudável.

FOnte: Tribuna de Jundiaí