logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Embrapa Meio-Norte capacita agentes na área de fruticultura

Embrapa Meio-Norte realizou capacitação para duas turmas sobre “Composto orgânico: produção e uso na adubação de fruteiras

Embrapa Meio-Norte realizou capacitação para duas turmas, nos municípios de Conceição do Canindé e São do Piauí, sobre “Composto orgânico: produção e uso na adubação de fruteiras. Em Conceição do Canindé o curso ocorreu de 15 a 17 de agosto e em São Joao do Piauí, de 17 a 19. Sob a coordenação do técnico Pedro Pereira Neves e do pesquisador Valdemício Ferreira de Sousa, os cursos fazem parte da programação de capacitação de agentes multiplicadores do projeto de “Transferência de tecnologias e inovação em fruticultura irrigada para os pólos prioritários do estado do Piauí – PROFRUT” e tem como objetivo capacitar agentes multiplicadores nas tecnologias relacionadas à produção e uso de compostos orgânicos em fruteiras irrigadas no polo “Marrecas-Jenipapo”.

 

As capacitações são divididas em três etapas, sendo a primeira dedicada a concepções teóricas sobre o assunto com foco na importância da adubação orgânica, os benefícios da compostagem e o ciclo da matéria orgânica, já a segunda apresenta a prática sobre a seleção do local e do material para a produção de produtos orgânicos. Por último, a terceira etapa encerra com práticas com a terminação e revolvimento das camadas do composto orgânico.

O curso inclui a utilização de insumos locais na confecção de compostos orgânicos, produção de adubos verdes, produtos utilizados no enriquecimento de compostos orgânicos, produção de compostos orgânicos: localização dimensionamento, disposição das camadas e rendimento, manejo do composto, composição mineral de composto orgânico, parâmetros legais relativos ao composto orgânico e escalonamento da produção de compostos.

As capacitações são realizadas pela Embrapa Meio-Norte em parceria com órgãos estaduais de apoio à pesquisa e à fruticultura.

Fonte: EMBRAPA