logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

IPCA-15 de agosto: prévia da inflação fica em -0,73%, menor taxa da série histórica

Recuo do índice é creditado, sobretudo, à queda nos preços dos combustíveis e da energia elétrica

Considerado como prévia da inflação oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de agosto ficou no negativo. De acordo com o material divulgado na manhã desta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o indicador ficou em -0,73% no mês. Número esse que representa o menor registro na série histórica iniciada em 1991.

O recuo — com direito a ir para o negativo — ocorre após o indicador já sinalizar desaceleração. Em julho, o IPCA-15 havia variado 0,13%. No acumulado de 2022, o índice está em alta de 5,02%. No recorte de intervalo de 12 meses, o acúmulo é de 9,60%, abaixo dos 11,39% registrados nos 12 meses exatamente anteriores.

Além de apresentar o indicador referente a agosto, a equipe do IBGE afirma que a queda nos preços dos combustíveis, sobretudo da gasolina e do álcool etanol, foi o grande responsável por puxar os números para baixo. Outras categorias do que o instituto chama de subitem de transporte também ajudaram na queda do índice.

“Outro subitem com intensa variação negativa foram as passagens aéreas” — IBGE

“A queda nos preços dos combustíveis (-15,33%) foi causada não só pela gasolina (-16,80), mas também pelo etanol (-10,78%), gás veicular (-5,40%) e óleo diesel (-0,56%). Dentro do grupo transportes, outro subitem com intensa variação negativa foram as passagens aéreas (-12,22%), após subirem quatro meses consecutivos”, informa o IBGE ao divulgar o IPCA-15 de agosto.

ipca-15 de agosto - combustíveis - licia rubinstein - agência ibge notícias

Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

Dessa forma, o grupo de transporte fechou o período em -5,24%, sendo responsável por -1,15 ponto percentual do índice da prévia da inflação. Além dele, outros dois grupos mensurados pelo IBGE que ficaram no negativo (ou seja, recuo de preços):

  1. Habitação — -0,37%;
  2. Comunicação — -0,30%.

IPCA-15: grupos com alta de preços

arroz e feijão alimentos cesta básica - IPCA-15

Foto: Pixabay

Apesar da queda no consolidado, o IPCA-15 de agosto contou com grupos em que os preços aumentaram no comparativo com julho. Foi o que ocorreu, por exemplo, com alimentação, com variação de 1,12%. Saúde & cuidados pessoais e educação também avançaram em relação ao mês passado, com altas de 0,81% e 0,61%, respectivamente.

Número supera expectativa do mercado

dinheiro, economia, IPC

Foto: Pixabay

Os dados divulgados pelo IBGE superaram as expectativas do mercado, que já aguardava por indicador negativo. O Banco Original, por exemplo, projetava que o IPCA-15 de agosto fecharia em -0,75%, conforme explicou o economista Eduardo Vilarim ao participar nesta semana do telejornal do Mercado & Companhia.

selic - governo - teto de gastos

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Fonte: Canal Rural