logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Pequenos agricultores ganham mudas de ouro azul

Cerca de 90 famílias estão na lista de pequenos agricultores familiares que vão receber mudas de Mirtilo

Cerca de 90 famílias estão na lista de pequenos agricultores familiares que vão receber mudas de Mirtilo, também conhecido como ouro azul, devido ao alto valor de comercialização. Esse número de beneficiados pode ser duplicado até o fim do ano, segundo estimativa de Ruy Rodrigues Santos Filho. Ele integra um grupo de plantadores e exportadores de soja que criaram um Fundo de Amparo ao Pequeno Produtor, para disseminar a plantação desta fruta que traz boas perspectivas de ganhos para os agricultores.

Apesar de ainda pouco conhecida no Brasil, a fruta também chamada de blueberry é muito consumida nos Estados Unidos e Europa, por ser rica em antioxidantes, vitaminas e fibras, cujas propriedades ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, proteger o fígado, controlar a diabetes e melhorar a memória. Além dos benefícios à saúde, os possíveis ganhos financeiros tornaram Ruy Rodrigues e seus parceiros de fundo entusiastas do “ouro azul”.

Eles explicam que, por hectare, é possível plantar 8 mil mudas de mirtilo. Como cada planta gera cerca de dois quilos de frutos, colhe-se 16 toneladas na mesma área em que se produz cerca de 100 sacas de soja. Cada saca com 60 quilos de soja custa perto de R$ 170, 00, enquanto apenas um quilo de mirtilo é comercializado por R$ 150,00.

Ruy Rodrigues separou parte da área que destina à soja para o mirtilo e quer ter como parceiros a maior quantidade possível de agricultores familiares. Além de doar as mudas, o grupo criador do fundo vai apoiar os agricultores desde a plantação até a comercialização. Apesar das dificuldades, inclusive de financiamento, a agricultura familiar é responsável por boa parte dos alimentos consumidos pelo brasileiro. “Acho que podemos proporcionar emprego e renda a esse grupo tão importante para nossa economia”, concluiu Rodrigues.

Fonte: Agrolink