logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Adoçantes naturais de frutas cítricas podem substituir o açúcar; entenda

A descoberta pode ajudar na substituição e redução do açúcar em alimentos processados, que é uma das metas a longo prazo da indústria de alimentos e de bebidas

  •  (crédito: atlascompany/Freepik)
(crédito: atlascompany/Freepik)

Encontrar substitutos naturais não calóricos do açúcar é um dos desafios da indústria alimentícia porque o açúcar pode, em alguns casos, levar a grandes problemas de saúde, incluindo obesidade e diabetes tipo 2.

Pesquisadores do Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Flórida (EUA), identificaram uma fonte natural de adoçante chamada de oxime V em frutas cítricas, que não havia sido encontrado em nenhuma fonte natural anteriormente.

“Isso cria oportunidades ampliadas para os produtores de citros e para a seleção de cultivares de melhoramento para obter altos rendimentos de compostos adoçantes”, explica Yu Wang, um dos responsáveis pela descoberta.

As frutas cítricas são grande fontes de vitamina C e têm ação oxidante. Entre as mais conhecidas da categoria estão laranja, limão, tangerina, uva, abacaxi, acerola e morango.

A substituição e redução do açúcar em alimentos processados são uma das metas a longo prazo dos sistemas de saúde e da indústria de alimentos e de bebidas.

Assim, além de tentar encontrar adoçantes reais nos cítricos, os pesquisadores procuram intensificadores de doçura que possam reduzir significativamente a quantidade de açúcar necessária para atingir o mesmo nível de doçura percebida. No mundo, apenas seis adoçantes sintéticos e dois naturais aumentadores de doçura foram criados e aprovados pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos.

Segundo Wang, a pesquisa — publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry em agosto — pode ser o caminho para produzir alimentos e bebidas com menor teor de açúcar e calorias, mantendo a doçura e o sabor usando produtos naturais.

Fonte: Correio Brasiliense