A melancia é uma frutífera rasteira muito popular por seus refrescantes frutos de polpa doce e vermelha
Porém, você sabia que, mais do que a polpa vermelha com pequenas sementes, existem outras variedades dessa fruta que muitos desconhecem? Além das diferentes cores que pode-se encontrar, há uma significativa diferença de sabor devido aos teores de açúcar.
Tipos de melancia
Existem três grandes variedades de melancia que se diferem a partir da cor, do tamanho e dos níveis de açúcares presentes. Contudo, todas continuam sendo ótimas opções alimentares, ricas em minerais e vitaminas importantes para o organismo.
Polpa amarga
Como o próprio nome sugere, essa melancia possui baixas concentrações de açúcar e, dessa forma, sua produção não se espalhou na mesma forma que as outras variedades desse fruto. Por isso, o principal nicho de consumo continua sendo nos países da África. O principal objeto de interesse nesse tipo não é a polpa e, sim, as sementes da fruta, que costumam ser fritas antes de ingeridas.
Melancia forrageira
Esse tipo possui um formato alongado e casca esbranquiçada, assim como a polpa, que é bastante consistente. Também não são muito doces e, por isso, sua produção está direcionada para a alimentação de animais, já que não são populares na dieta humana.
A terceira variedade de melancia constitui as de polpa doce, as mais famosas entre a população. Possuem um alto teor de água e sacarose, o que confere o sabor característico da fruta. Ainda, dentre elas, existe uma diversidade de cores, como você vê abaixo.
Vermelha
Mais clássica de todas, a melancia vermelha possui poucas calorias, além de ser um alimento diurético, visto a sua grande concentração de água. Outrossim, também é rica em antioxidantes e é fonte de propriedades que melhoram a digestão.
Amarela
Está se perguntando qual é a melancia mais doce de todas? A amarela, provavelmente, ganha esse título. É uma variedade menor e fonte de betacaroteno e açúcares naturais, além de possuir poucas sementes. Dessa forma, ela vem conquistando o mercado e se tornando um dos tipos mais procurados dessa fruta.
Branca
A de polpa branca também é uma alternativa interessante para quem busca conhecer outras variedades dessa fruta. Assim como a forrageira, ela também é indicada para a alimentação do gado, visto que possui baixas concentrações de açúcares em sua composição. Contudo, é rica em sais minerais e ainda pode ser utilizada na dieta humana.
Bônus: melancia sem caroço
A melancia sem caroço é um dos tipos que também estão sendo procurados com mais frequência nos últimos anos. Na verdade, essa fruta possui semente, mas, elas não se desenvolvem muito e podem ser consumidas junto com a polpa. As variedades vermelha e amarelas já podem ser encontradas sem os típicos carocinhos pretos.
Fonte: DIÁRIO SP