logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Embrapa colabora com dia internacional da consciência sobre desperdício de alimentos

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a ONU Meio Ambiente realizam, em 29 de setembro, o evento anual do Dia Internacional da Consciência sobre Perdas e Desperdício de Alimentos (International Day of Awareness of Food Loss and Waste). O evento foi instituído em 2020 para engajar mais as pessoas no enfrentamento ao desperdício de alimentos.

A Embrapa Alimentos e Territórios irá representar a Embrapa no seminário on-line, que será aberto pelo economista Máximo Torero, diretor da divisão de economia da FAO, e terá ainda pronunciamentos do papa Francisco, do diretor-geral da FAO, QU Dongyu, e de Inger Andersen, diretora da ONU Meio Ambiente. O analista Gustavo Porpino participa do webinário abordando ações da Embrapa e oportunidades para o Brasil avançar no enfrentamento ao desperdício de alimentos. As inscrições para o webinário estão disponíveis no link Webinar Registration – Zoom.

Segundo a FAO, reduzir a perda e o desperdício de alimentos é um pilar necessário da transformação dos sistemas alimentares para garantir melhor nutrição para as gerações atuais e futuras. “Enfrentar o desperdício de alimentos representa uma tripla oportunidade, com benefícios climáticos imediatos, maior disponibilidade de alimentos nutritivos, ao mesmo tempo melhora a sustentabilidade geral de nossos sistemas alimentares. O tempo de ação para apoiar a segurança alimentar e nutrição em meio à atual crise dos preços dos alimentos é agora”, informa a FAO por meio de nota à imprensa.

A ONU Meio Ambiente, com a qual a Embrapa colabora por meio do Grupo de Trabalho para a América Latina e Caribe sobre desperdício de alimentos, destaca que “à medida que a população mundial continua a crescer, o desafio não deve ser como cultivar mais alimentos, mas reduzir a perda de alimentos e o desperdício de forma sustentável, uma necessidade imediata se quisermos maximizar o uso de alimentos produzidos para alimentar e nutrir mais pessoas”.

Em recente debate no encontro da rede Champions 12.3, realizado durante a Semana do Clima paralela à Assembleia Geral da ONU, em Nova York, Torero enfatizou que as análises de trade-offs (relações perde e ganha) conduzidas pela FAO para temáticas complexas dos sistemas alimentares apontam que atuar com a mitigação do desperdício de alimentos é um caso único e positivo, por possibilitar gerar benefícios ambientais, econômicos e sociais.

Para a FAO e a ONU Meio Ambiente, além de transferir tecnologias e seguir fortalecendo políticas públicas alimentares, atenuar o desperdício demanda boas práticas de governança, desenvolvimento de capital humano, colaboração e parcerias para maximizar os impactos positivos das ações.

Seminário Nacional Cozinha sem Sobras

Para abordar o tema desperdício de alimentos como parte do dia internacional, o Sesc realiza o Seminário Nacional Cozinha Sem Sobras, quinta-feira (29), das 8 às 18 horas, na unidade Sesc-Ceilândia (DF).

O seminário tem o objetivo de difundir informações de caráter educativo e social, para fomentar o compromisso contra o desperdício alimentar.  O analista da Embrapa Alimentos e Territórios Gustavo Porpino fará a palestra de abertura do evento, que conta ainda com apresentações de nutricionistas e “cozinha show” com a chef Neide Marco.

Fonte: Embrapa