logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Abrafrutas discute cenários e perspectivas para o agronegócio no ENAEX 2022

 

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) participou na tarde de ontem, dia 17, do 41º Encontro de Comércio Exterior. O encontro que é realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB em formato 100% digital, termina hoje e tem reunido figuras públicas e líderes para debater o tema central “COMÉRCIO EXTERIOR: BASE PARA RETOMADA DA ECONOMIA“.

A Abrafrutas participou do PAINEL 4: Cenários e perspectivas para o agronegócio no mundo em transformação, moderado pelo presidente da Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), Antonio Mello Alvarenga.

O diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, destacou a pujança do agronegócio brasileiro frente ao mercado mundial, e o entendimento do setor a respeito de alguns pilares como natureza e saúde. Destacou ainda a geração de empregos e aumento do IDH onde existem os polos de produção e exportação de frutas.

“Somos um setor que gera mais de 5 milhões de empregos e onde tem um polo de produção e exportação de frutas, o IDH daquela região sobe expressivamente. O desenvolvimento ocorre na região por conta da tecnologia e de tudo que abrange a fruticultura de exportação”, disse o diretor da Abrafrutas.

Brandão aproveitou a oportunidade para falar também sobre a representatividade da Associação frente ao setor que hoje os representam em 80% de todas as frutas exportadas pelo país. Comentou também sobre as parcerias, em especial, com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do Projeto Frutas do Brasil, que desenvolve ações promocionais das frutas brasileiras no mercado internacional.

“A junção do setor público e privado tem dado certo para fruticultura e nós temos tido êxitos na abertura de importantes mercados para o setor. Desde 2014, concidentemente, ano de criação da Abrafrutas, o setor tem tido superávit de crescimento em relação a balança comercial”, afirmou.

O Brasil é o terceiro maior exportador de frutas do mundo  com produção anual de aproximadamente 44 milhões de toneladas. No ano passado, em 2021, o país alcançou a marca do primeiro bilhão em exportação. Apesar desse crescimento, o Brasil ainda continua como 24º exportador mundial. Segundo Brandão, setor ainda pouco explorado para exportação, devido a limitações de volumes e barreiras fitossanitárias dos mercados importadores.

Participou também do painel o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, que apresentou também o cenário de exportação de aves, suínos e ovos. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de carne de frango e o maior exportador. É ainda o quarto maior produtor e exportador de carne suína. Também leva a marca de quinto maior produtor de ovos. Segundo Satini, o setor gerou desde 2000 mais de US$ 165 bilhões de dólares em receita cambial. Geram cerca de 4,1 milhões de empregos.

Os painéis apresentados podem ser vistos na plataforma, no qual está ocorrendo o evento. A plataforma permiti ainda que os participantes interajam com expositores e outros presentes. A expectativa dos organizadores é que mais de 3000 pessoas marquem presença no evento, sendo essa uma excelente oportunidade para expositores visto a alta qualificação do público.

ENAEX

O Enaex, realizado desde 1972, é o maior fórum de reflexão sobre comércio exterior no Brasil que proporciona condições adequadas para o debate de propostas objetivas e a interação entre o empresariado e autoridades governamentais, visando à adoção de políticas e ações em favor da expansão da inserção competitiva e sustentável do Brasil no mercado internacional.

O Encontro reúne diferentes segmentos com atuação no comércio exterior brasileiro para discutir estratégias destinadas a seu fortalecimento, analisando, debatendo e propondo ações para eliminar entraves que reduzem a competitividade dos nossos produtos e serviços, tais como logística, sistema tributário, burocracia, acesso a mercados, custos financeiros, entre outros.

O público é formado por dirigentes empresariais e de entidades de classe, autoridades do governo federal, incluindo o Presidente e Vice-Presidente da República, exportadores e importadores de mercadorias e serviços, além de profissionais de outros segmentos do comércio exterior e estudantes universitários.

Constitui-se em ótima oportunidade para ampliar o networking e a interação com outras empresas e autoridades do governo.

 

Para assistir o primeiro dia do evento, clique aqui

Para assistir o painel em que a Abrafrutas participou, avance para às 6h41 do vídeo.