logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Fruticultura pode trazer mais produtividade e renda para o agricultor

Foto: Sou Agro

#souagro| No começo deste mês trouxemos aqui no Sou Agro, os detalhes da 10º Jornada Tecnológica em Fruticultura realizada pelo IDR-PR, o encontro em Santa Tereza do Oeste foi uma verdadeira imersão de conhecimento dos produtores rurais.

Pois bem, agora a 11° edição já tem data marcada, será dia 30 deste mês, em santa Helena, também no Oeste paranaense. O foco continua o mesmo com a ideia de promover a atualização de conhecimentos em fruticultura para a auxiliar o produtor na tomada de decisões para aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do fruto e reduzir o custo de produção.

Afinal a fruticultura é uma atividade que exige muito conhecimento para a conquista de bons resultados, diante disso, é muito importante que o produtor esteja atualizado em relação às novidades que surgem através das novas pesquisas ou da adaptação de tecnologias já existentes.

Técnicos, produtores rurais e estudantes podem participar e as inscrições devem ser feitas AQUI.

fruticultura

 

Com explicações importantes sobre goiaba, maracujá, videira, amora-preta e abacaxi, os produtores terão a oportunidade de aumentar a renda nas propriedades aprendendo os manejos corretos dessas frutas.

“O que tem de novo, o que tem de última informação técnica e de manejo de poda e tratamento está aqui. Até algumas culturas diferentes, porque antigamente a gente falava assim na região do Paraná, produzimos um pouco de uva, um pouco de banana, laranjas, limão. E agora temos desafios. Chega aí o mirtilo amora preta. Então, também na fruticultura chegam algumas cultivares, algumas frutas diferentes, que podem se transformar em renda para o produtor, que esse é o objetivo”, disse José Lindomir Pezenti, Gerente regional do IDR-PR – Cascavel, na jornada em Santa Tereza.

A amora preta por exemplo é uma fruto que o Paraná tem um grande potencial para produzir e a ideia é mostrar aos produtores que eles podem levar ela a sua propriedade e também agregar valor com esse tipo de produção.

Ela está no nosso portfólio de trabalho e ela é uma espécie, uma fruta muito interessante, muito apreciada pelos consumidores. Cada dia as pessoas mais preocupadas com aquilo que estão consumindo. Então, o fruto da amora preta possui composto os denominados nutracêuticos, que têm aumentado a demanda por esses frutos e em contrapartida, a gente observa uma baixa adesão dos produtores em relação a esse cultivo. Então, o nosso objetivo é mostrar que ela é uma fruta versátil para a questão do comércio e também muito fácil de produzir”, explica Alessandra Maria Detoni, Pesquisadora do IDR-PR.

O conhecimento do melhor manejo evita que o produtor rural tenha perdas no investimento da fruticultura e consiga utilizar os melhores métodos para cada cultivar. Desta maneira, fazendo aplicações corretas e mantendo os cuidados indicados, os bons resultados são certeiros.

“Na nossa região temos muitos produtores de uva por exemplo, que eles têm um conhecimento um pouco ultrapassado. A assistência técnica demorou a chegar a esses produtores e hoje a gente está tentando resgatar novamente o conhecimento para que eles apliquem novas técnicas, faça o manejo adequado. O manejo que hoje é preconizado”, esclarece Luiz Carlos Retcheski Junior, extensionista do IDR-Paraná.

 

RELEMBRE A 10º JORNADA EM SANTA TEREZA DO OESTE

Fonte: SouAgro