Abrafrutas visita as cidades de Dubai e Abu Dhabi para atualizar-se sobre o mercado local e participar do evento Abu Dhabi International Food Exhibition
Na primeira semana de dezembro, foi realizado mais uma edição do projeto de internacionalização da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) dessa vez nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai e Abu Dhabi. Importante território para a diversificação das exportações da fruticultura nacional, o mundo árabe, representado pelos Emirados Árabes Unidos, oferece muitas oportunidades de negócios para o setor de alimentos, particularmente o de frutas e derivados, pelas dificuldades climáticas da região para produção própria.
A última edição do ano do Frutas do Brasil Festival tem como objetivo promover as frutas brasileiras e derivados como sucos e polpas, e também, através da participação da Abrafrutas no pavilhão do Brasil, organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, na Abu Dhabi International Food Exhibition 2022.
O evento ocorreu entre os dias seis e oito de dezembro, na Abu Dhabi National Exhibitions Company, e este é um dos maiores encontros de alimentos, bebidas e hospitalidade da região. Em 2019, a Abu Dhabi International Food Exhibition chegou a atrair 23 mil especialistas da indústria e visitantes únicos, e apresentou uma taxa de crescimento de 13% em relação à sua edição anterior.
“A participação de empresas brasileiras, representada pela Abrafrutas, será uma excelente oportunidade para a realização de negócios e abertura de novas fronteiras para o agronegócio brasileiro nos Emirados Árabes”, explica o gerente de projetos da Abrafrutas, Jorge de Souza.
Além de marcar presença e expor seus produtos durante a feira, a Abrafrutas também cumpre uma agenda com visitas técnicas ao varejo, empresas e mercados locais, com o objetivo de atualizar-se nas demandas dos clientes e novos hábitos de consumo no pós-pandemia. Jorge conta que está confiante em relação ao sucesso dessa iniciativa estratégica para o aumento das exportações brasileiras de frutas na região.
“Estamos promovendo as frutas brasileiras e seus derivados como o açaí e sucos, representando 65 exportadores membros da Abrafrutas e participantes do projeto setorial com a ApexBrasil, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suporte da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, com a certeza de que importadores de todo o mundo árabe ficarão encantados com a qualidade e a diversidade de produtos da fruticultura brasileira”, finaliza.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas de qualidade e produzidas de forma sustentável.
Por: Julia Aquino, Inter Teia