logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Premiação Abrafrutas 2022 reúne ministros e líderes em noite de homenagens

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ARAFRUTAS) reuniu na noite desta quinta-feira (15), ministros e líderes envolvidos com o agronegócio para homenageá-los pelos relevantes serviços e contribuições prestadas ao setor de frutas do Brasil. A Premiação ocorreu em Brasília, próximo a sede da Associação.

Com a participação dos produtores exportadores de frutas de diversos estados, a Associação comemorou os resultados obtidos nos últimos anos com uma grande festa em que reuniu mais de cem pessoas.

O presidente da Itaueira, idealizador e um dos fundadores da Abrafrutas, Carlos Prado foi um dos premiados e homenageados da noite. Na solenidade, ele recordou a época da criação da Associação e indicação do ex-presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos.

Prado afirmou que a associação é uma instituição respeitada que atende as demandas do setor em prol do desenvolvimento da fruticultura com a promoção das exportações das frutas, reforçou ainda o quanto o setor emprega. Segundo a entidade, são cerca de 5 milhões de empregos diretos e indiretos.

 “Muito feliz em ver que essa iniciativa frutificou, me sinto realmente agradecido e honrado por este reconhecimento”, conclui.

A ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, também foi uma das homenageadas da noite. No discurso, ela contou que na época em que assumiu a pasta quis tornar o setor de frutas forte e respeitado dentro do Ministério, pois sempre acreditou nele.

“A fruticultura ainda é muito incipiente no Brasil, mas fico muito feliz em ver, aqui nesta noite, produtores que representam a diversidade das frutas. Este é o Brasil que dá certo, que trabalha. Infelizmente, ainda sinto falta do reconhecimento pelo trabalho realizado por esses produtores”, disse.

O presidente da Abrafrutas Guilherme Coelho, finalizou a cerimônia de Premiação agradecendo a parceria, emprenho e dedicação de todos que trabalham pela fruticultura brasileira. Trabalho este que resultou no crescimento das exportações, na abertura de novos mercados, na geração de empregos, renda e desenvolvimento para o país.

“Acredito no agro, neste setor que gera milhões de emprego e renda. Temos espaço e capacidade para crescer cada vez mais. Agradeço cada um que nos ajudou a chegar a este patamar que hoje estamos”, afirmou o presidente.

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melle, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Celso Moretti, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Augusto Pestana, o ministro da Agricultura, Marcos Montes, o deputado estadual de São Paulo, Frederico d’Ávila foram as demais autoridades premiadas pela eficiente interlocução e importância política dada a fruticultura brasileira, que resultaram em fortes avanços.

Além deles, a empresa GS1 Brasil e  órgãos de imprensa que se destacaram na produção de conteúdos voltados para o setor de frutas.

Assembleia Legislativa Ordinária

No período da manhã, os associados e diretoria da Abrafrutas estiveram reunidos para a Assembleia Geral Ordinária, que foi composta com apresentação e fechamento do Planejamento estratégico da ABRAFRUTAS, além das proposições internas da Associação.

Os associados contaram ainda com palestra realizada pelo assessor de Soluções de Negócios da empresa GS1 Brasil, Nilson Gasconi, para tratar sobre “Novas Tecnologias para o Setor de Fruticultura Códigos Bidimensionais – 2D”.

A GS1 é uma entidade sem fins lucrativos mantida pelos seus associados e tem como objetivos apoiar o desenvolvimento do mercado em: Segurança do Alimento; Segurança do Paciente; Automação; Melhores Práticas; Qualidade de Dados; Sustentabilidade e Visibilidade.

O objetivo do trabalho realizado pela GS1 é orientar a transição para os códigos 2D, possibilitando às empresas o desenvolvimento de novas aplicações nas embalagens, de forma padronizada.

Por: Telma Martes, Comunicação Abrafrutas