logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Acordo fortalece fruticultura no Vale do São Francisco

Região é responsável por mais de 90% de toda manga e uva exportada para o mercado internacional (Divulgação/SPR)
Região é responsável por mais de 90% de toda manga e uva exportada para o mercado internacional (Divulgação/SPR)
Visando implementar ações que possam assegurar a sustentabilidade da fruticultura em Pernambuco e na Bahia, com foco nos municípios de Petrolina e Juazeiro, ambos localizados no Vale do São Francisco, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) de Pernambuco firmou um acordo de cooperação, com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri).
O acordo visa a implementação de ações de monitoramento e controle fitossanitário de pragas, por meio de atividades de extensão e pesquisas no âmbito da agricultura, bem como a implantação de uma Área de Proteção Fitossanitária que irá contemplar diversos municípios do vale do São Francisco, região que responde por mais de 90% de toda manga e uva exportada pelo Brasil para o mercado internacional.
“A realização de levantamentos de ocorrência de pragas quarentenárias regulamentadas é de extrema importância econômica nas culturas da uva, manga, acerola e demais fruteiras, visando a manutenção do status fitossanitário de ambos os Estados. Neste aspecto epidemiológico, as moscas-das-frutas assumem o protagonismo na lista das principais pragas internacionais, sendo grande referência comercial nas barreiras sanitárias”, afirmou Cláudio Asfora, secretário de Desenvolvimento Agrário.
A cooperação foi estabelecida entre os dois estados considerando a importância econômica da fruticultura do Vale do São Francisco, que é responsável por gerar cerca de 60 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. “A produção é exportada para mais de 30 países e gera uma receita média anual de 180 milhões de dólares, impactando positivamente no PIB agrícola de Pernambuco e do Brasil”, explicou o diretor presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.
Estiveram presentes na assinatura o superintendente da Superintendência Federal do MAPA em PE, Carlos Ramalho; o diretor técnico da SFA, José Carlos; Bartolomeu Monteiro, presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA); Henrique Queiroz, presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária (ITERPE); Paulo França, gerente estadual de Defesa Vegetal da Adagro; além de Ricardo Almeida, vice-presidente da Valexport e Jair Virginio, diretor presidente da Moscamed.
Fonte: Diário de Pernambuco