logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Família duplica produção de caju com orientação do Senar

Na propriedade rural do casal José Arnaldo e Maria Ivaneide, em Aroeiras, a produtividade saltou após treinamento

caju

Foto: CNA/reprodução

A produção de caju e o beneficiamento na forma de castanha pronta para o consumo e da cajuína, bebida tipicamente nordestina à base da fruta, movem a propriedade rural da família do casal José Arnaldo e Maria Ivaneide. A propriedade fica no município de Cruz, no Ceará.

+ Produtor multiplica ganhos em 5 vezes após assistência do Senar

De acordo com as informações da CNA, é da atividade em uma área de 26 hectares que o casal tira o sustento da família e conquista vitórias. “Consegui pagar os estudos dos meus filhos por meio da agricultura e da produção de caju”, diz José Arnoldo.

Leidiane Souza é uma das filhas e tem orgulho de ter se formado na área de educação. “Eu fico até emocionada em falar dos meus pais porque isso aqui é a vida deles. Foi daí que eles conseguiram recursos para pagar uma faculdade para mim”.

Para aumentar a produção e ajudar ainda mais na geração e renda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) leva a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para a família.

Com isso, a partir da orientação técnica, a produção de caju saltou de 5 mil quilos para 10 mil quilos em um ano. Semanalmente são beneficiados 300 quilos de castanhas.

“A gente sempre viveu na agricultura e agora estamos observando um bom desenvolvimento da safra em razão do trabalho realizado pela técnica de campo do Senar”, destaca Maria Ivaneide.

O aperfeiçoamento do manejo agronômico e a correta adubação foram algumas estratégias utilizadas na propriedade. A técnica de campo do Senar Darlene Maria ainda indicou a incorporação de restos de matéria orgânica como complemento nutricional das plantas.

Fonte: Canal Rural