logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Ibacem: conheça o case de sucesso da produtora sustentável de mangas e uvas

Com exportação anual de mais de 16 milhões de toneladas de manga e dois milhões de toneladas de uva, a Ibacem é um verdadeiro case de sucesso. A empresa familiar fundada em 1986, na cidade de Juazeiro, Bahia, é hoje uma produtora moderna, que leva as nossas frutas para países como Japão e Emirados Árabes, e uma das líderes quando o assunto é qualidade e sustentabilidade em processos.

A participante do projeto Frutas do Brasil — programa de internacionalização da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — passou por uma reformulação nos anos 2000. O comando da empresa, que antes era de Nelson Costa, foi para para seus filhos: Nelson Cabral da Costa Filho e Frederico Cabral da Costa.

Com uma área de produção própria e parcerias com produtores locais, a empresa possui dois packing house de uva, que processam 7.500 toneladas por ano para exportação e mercado nacional. Há, ainda, um packing house de manga com capacidade de processamento diário de 300 toneladas. O espaço é equipado com estrutura de classificadora, tratamento hidrotérmico para exportação, túneis de resfriamento e câmeras frias que permitem a rastreabilidade de seus produtos.

A sustentabilidade é um valor essencial para a Ibacem, que utiliza energia limpa e renovável em todos os seus processos produtivos, graças a usinas fotovoltaicas instaladas nas fazendas. A empresa possui certificação da Imaflora, que atesta que seu balanço de carbono é negativo.

De acordo com Diogo Santos, gerente comercial de mercado interno e externo, um dos diferenciais da empresa são os valores sob os quais ela foi construída. “Alimentar pessoas com frutas saborosas e saudáveis, desenvolvendo os colaboradores e respeitando a sociedade e o meio ambiente”, explica.

Além disso, a Ibacem é certificada por diversos outros selos importantes, como SEDEX, Walmart, Rainforest, Fairtrade International, Fairtrade Certified, Fundação Abrinq, SMETA, Sabor e Qualidade.

 

 

Sobre o Frutas do Brasil

 

A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.

 

Sobre a Abrafrutas

 

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.