logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Quais fatores influenciam nos preços dos fertilizantes?

As oscilações econômicas mundiais, como as variações do dólar, e as questões envolvendo a guerra entre Rússia e Ucrânia, continuarão como pontos de atenção para o mercado

fertilizantes - preços

Foto: Safras & Mercado/divulgação

Compreender como funciona alguns aspectos específicos do mercado, como a formação dos preços dos fertilizantes, é fundamental para quem deseja gerir de forma mais otimizadas os custos operacionais das lavouras.

Dentre os fatores de oferta, por exemplo, destacam-se cinco itens:

  1. Questões geopolíticas;
  2. Preços das matérias-primas;
  3. Taxas de operação;
  4. Logística; e
  5. Questões climáticas.

Nos fatores de demanda, os principais direcionadores do preço são: subsídios & financiamentos, época de demanda, projeção de safras, economia global & mercado agrícola, relação de troca das commodities agrícolas com os fertilizantes e também as questões climáticas.

preços dos fertilizantes - fatores - safras & mercado

Foto: Safras & Mercado

Panorama para o mercado de fertilizantes em 2023

Após atingir preços recordes em 2022, principalmente por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia e outros gargalos de oferta que vinham ocorrendo desde 2021, os preços dos fertilizantes estão recuando neste início de 2023. Isso devido à quebra de demanda diante dos altos patamares. Assim, para este ano, é esperado um mercado mais equilibrado, com a demanda cautelosa e a oferta procurando liquidez, reduzindo preços.

“A perspectiva é de que o consumo aumente devido à melhora do poder de compra dos agricultores” — Safras & Mercado

“As relações de troca com as principais commodities agrícolas, como a soja e o milho, serão fundamentais para ditar os volumes demandados pelo Brasil e Estados Unidos, importantes consumidores”, reforça a equipe de analistas da consultoria Safras & Mercado. “A perspectiva é de que o consumo aumente devido à melhora do poder de compra dos agricultores com os preços dos fertilizantes mais favoráveis neste ano em relação a 2022.”

As oscilações econômicas mundiais, como as variações do dólar, e as questões envolvendo a guerra entre Rússia e Ucrânia, continuarão como pontos de atenção para o mercado de fertilizantes, complementa a consultoria.

Fonte: AGÊNCIA SAFRAS