Durante reunião realizada nessa segunda-feira (20/03) entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Orgânicos Cooper-Cooperativa, uma das pautas abordadas foi a intenção de criar uma política para ajudar os produtores de frutas a levarem os seus produtos para a merenda escolar e oferecer suco regional aos municípios. Investimentos e incentivos aos pequenos e médios produtores também foram temas do encontro.
“O governador pediu para olharmos para o pequeno e médio produtor. Aqui na Secretaria temos o FEAP, Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, que disponibiliza linhas de financiamento com juros de 3% ao ano, que possibilitam a realização de uma infinidade de projetos.”, comentou Antonio Junqueira, titular da Pasta.
O presidente da Orgânicos Cooper, Marcos Soares, ressaltou a importância de ajudar os produtores locais, agregando valores para os produtos: “temos diversos produtores que cultivam toneladas de frutas que não tem para quem vender. O foco é fortalecer a comercialização dos produtos ofertados”.
Participaram da reunião, Luiz Gustavo de Souza Ferreira, diretor do Departamento de Sustentabilidade Agroambiental, Horst Bremer Neto, engenheiro agrônomo/pesquisador do projeto Frutas Nativas da Mata Atlântica, os produtores rurais, Fernando Monteiro e Giovanna Curi, entre outros assessores técnicos da Orgânicos Cooper.
A Orgânicos Cooper-Cooperativa de Agricultores Familiares, Orgânicos e Agroecológicos foi criada em 2021, em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, com a união e o empenho de 22 produtores rurais. A iniciativa faz parte do primeiro passo da realização do sonho de empoderar o homem do campo, melhorar de seus familiares e dos consumidores com uma alimentação orgânica, agroecológica, boa, limpa e justa.
Fonte: Secretaria de Agricultura de SP