A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) esteve ontem na Cooperativa Agrícola Apofruit. Localizada na Itália, a Aprofruit, cooperativa agrícola opera com estruturas próprias e membros produtores de norte a sul do país. A visita faz parte de ações do programa de internacionalização da ABRAFRUTAS, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Os diretores da Abrafrutas, Eduardo Brandão e Luiz Eduardo Raffaelli, juntamente com os representantes da empresa associada Sebastião da Manga, visitaram o centro de processamento e logística de produtos biológicos da Apofruit. Este é o local onde fazem a higienização, o embalamento, a comercialização e a distribuição dos produtos orgânicos para grandes empresas do varejo e mercados de hortifruti de toda Itália.
De acordo com Brandão, cerca de 30% dos cooperados fornecem produtos orgânicos, produtos tratados especificamente neste local em que visitaram.
“Tivemos uma ótima experiência e uma troca de conhecimentos interessantes na área de orgânicos. Por não produzir alguns produtos, o mercado italiano acaba por importar da Colômbia, Peru e de alguns outros países da Europa para atender a clientela. A partir dessa visita, começamos abrir um canal para os produtores orgânicos da nossa Associação que poderão em um futuro próximo, quem sabe, fornecer frutas com certificação orgânica para a cooperativa e eles distribuírem entre as redes de contatos”, explicou o Brandão.
Forum da Pymes em Cadeias Agroalimentares da Organização
Ainda no mesmo dia, os diretores da Abrafrutas estiveram representando o Brasil na abertura oficial do Forum da Pymes da Organização IILA (Itália).
O Forum é uma iniciativa da Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA) que reúne 20 repúblicas latino-americanas e a Itália, e cujo mercado-alvo é o setor da indústria agroalimentar. A abertura contou com a participação dos que foram designados como delegados representantes de cada país participante.
Brandão e Raffaelli participarão de alguns painéis que discutirão o mercado internacional de frutas, resíduos químicos, desenvolvimento da fruticultura, sustentabilidade e outros assuntos que envolvem a fruticultura mundial.
O Forum da Pymes fará sinergias com a feira Macfrut, principal feira da Itália para toda a cadeia produtiva do setor de frutas e hortaliças, que terá entre seus eventos internos e paralelos: o International Blueberry Days; o Evento Internacional de Biosoluções; a Spices & Herbs Global Expo, International Poultry Exhibition, entre outros.
O PROJETO SETORIAL FRUTAS DO BRASIL
A ABRAFRUTAS, em parceria com a ApexBrasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas.
SOBRE A ABRAFRUTAS
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.
Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.
SOBRE A ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Por: Telma Martes, Comunicação Abrafrutas