Expectativa é reduzir os custos ao excluir o dólar da operação, além de promover o comércio bilateral e facilitar investimentos
Recentemente foi anunciado que, o Brasil e China vão criar uma instituição bancária que permitirá que as transações bilaterais entre os dois países não precisem passar pelo dólar. A iniciativa é uma tentativa de fortalecer as relações sino-brasileiras, na intenção de desviá-las do poder da moeda dos Estados Unidos. A expectativa é reduzir os custos ao excluir o dólar da operação, além de promover o comércio bilateral e facilitar investimentos por aqui.
A primeira instituição credenciada para operar no Brasil a plataforma de pagamentos China Interbank Payment System (Cips), o sino-brasileiro Bank of Communications BBM (Bocom BBM) projetou para julho o início da compensação de operações entre Brasil e China sem o uso do dólar.
O anúncio aconteceu durante o Simpósio de Negócios China-Brasil, realizado em Pequim. Evento que reuniu mais de 500 empresários de ambos os países, bem como autoridades nacionais.
Fonte: Agrolink