logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Abrafrutas participa do maior evento hortifrutícola da América Latina

Representante de 80% das frutas exportadas, a Associação busca por novos mercados importadores de frutas

 

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) participa da 28ª edição do maior evento hortifrutícola da América Latina, a Hortitec. O evento que será em Holambra/SP de 21 a 23 de junho, contará com 490 expositores, do Brasil e do exterior, e esperam receber cerca de 32 mil visitantes que movimentarão aproximadamente R$ 400 milhões em negócios.

A participação da Abrafrutas na Exposição se dá em parceira com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Instituto Brasileiro de Horticultura – (Ibrahort),  e a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) por meio da marca Fresh Brasil, que representa os quatro segmentos em esforços institucionais e de comunicação.

Abrafrutas é a principal instituição representativa da fruticultura brasileira no mercado nacional e internacional. Possui, atualmente, cerca de 80 associados, que detém aproximadamente 80% das exportações de frutas.

Com características bem peculiares devido ao clima tropical do país, irrigação, tecnologia e outros, a produção de frutas no Brasil o torna único quando comparado a outros países, pois algumas frutas são produzidas o ano inteiro, o que garante continuidade no fornecimento das frutas aos consumidores ao longo de todo ano, tornando o país competitivo. Entretanto, apesar dessas características, ainda assim, exporta-se apenas 2% de toda a produção, o Brasil ocupa a 23° posição no ranking de exportadores mundiais.

Atualmente, cerca de 58% das frutas exportadas vão para a União Europeia (UE). Com a exportação de frutas para os países da UE consolidadas, os investimentos e as expectativas são para o crescimento e abertura de novos mercados importadores de frutas. Nos últimos anos, mercados como China, Chile, Argentina, Bolívia e outros já foram abertos com o auxílio da Associação.

Em 2021, o setor comemorou recorde das exportações de frutas no Brasil, pois alcançaram o primeiro bilhão em vendas. O país enviou para o mercado internacional cerca de 1,2 milhões de toneladas de frutas, 18% a mais em volume registrado no último ano.

As vendas para o mercado internacional se tornaram atrativas e foram intensificadas com a valorização do dólar e euro frente ao real, o que resultou nessa conquista almejada já algum tempo.

De acordo com o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, o Brasil é um grande produtor de frutas e mais do que isso, as frutas brasileiras são de altíssima qualidade e extremamente saborosas, por isso cada vez mais o país tem ganhado o paladar do consumidor internacional. Além disso, as pessoas estão em buscas de alimentos mais saudáveis. “Eu costumo dizer que não existe nada mais saudável que as frutas”, afirma o presidente Guilherme Coelho.

Abrafrutas possui um projeto chamado Frutas do Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, para aumentar a participação das frutas brasileiras no mercado internacional. O projeto contempla ações promocionais e de defesa de interesses do setor no mercado de exportação.

 

Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas

[glt language="English" label="English" image="yes" text="yes" image_size="24"]
[glt language="Spanish" label="Español" image="yes" text="yes" image_size="24"]