- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Soluções de conservadoras DaColheita na Hortitec 2023

Fabricante das conservadoras em EPS, Termotécnica vai realizar testes de agregação de valor das suas embalagens para o segmento de hortaliças buscando um crescimento maior neste mercado

 

As soluções de conservadoras DaColheita, fabricadas pela Termotécnica, estiveram em exposição na Hortitec 2023, de 21 a 23 junho, na Expoflora, em Holambra (SP), no espaço da Abrafrutas – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas -, parceria que acontece há anos também em feiras internacionais.

Com soluções em embalagem para mais de 50 tipos de frutas, legumes e verduras (FLVs), as conservadoras DaColheita são utilizadas com sucesso no Vale do São Francisco – entre Bahia e Pernambuco – desde 2010, contando com a preferência de mais de 2/3 dos produtores de uvas. Em São Paulo, os agricultores também identificaram os benefícios da embalagem em EPS (mais conhecido como isopor*) e vêm aderindo a esta nova solução.

A linha DaColheita já está bastante consolidada junto aos produtores de frutas, contando com a parceria da Abrafrutas e IFPA – International Fresh Produce Association -, para os mercados nacional e internacional. Agora a Termotécnica vai realizar uma agenda de testes de agregação de valor das suas embalagens para o segmento de hortaliças em conjunto com o Ibrahort – Instituto Brasileiro de Horticultura. Ao estreitar essa parceria com o Ibrahort para testes de shelf-life junto a produtores de hortaliças, o objetivo é buscar um crescimento maior neste mercado.

De acordo com Nivaldo Fernandes de Oliveira, superintendente da Termotécnica, as soluções DaColheita protegem e proporcionam o aumento do shelf-life das frutas em até 45 dias na cadeia do frio. Segundo o diretor, “o best-seller ainda tem sido a uva, mas temos avançado nas aplicações para diversas frutas, aumentando também o fornecimento para produtores de limão, manga, pitaya e, mais recentemente, de figo. No entanto, nossa linha de caixas conservadoras pode atender todo o mercado de produtos frescos, incluindo hortaliças e também flores”.

Soluções de conservadoras em EPS para hortaliças

Ampliando constantemente sua atuação no agronegócio e diversificando o portfólio, a Termotécnica está apta a atender novas culturas, como o mercado de hortaliças e flores.

“Já temos muitos cases de sucesso da marca DaColheita para soluções para frutas junto a toda a cadeia, desde os fruticultores no campo, o canal de distribuição e o varejo de hortifrútis especializado, inclusive na exportação de frutas premium. Isso nos dá muito potencial para diversificar o atendimento para a horticultura e estamos abertos para atender esse mercado”, afirma Nivaldo de Oliveira.

“Em mercados internacionais, as embalagens em EPS já são um grande aliado para o transporte e conservação de vegetais frescos e podemos agregar os mesmos diferenciais para esse mercado aqui no Brasil. Já estamos trabalhando no desenvolvimento de aplicações que atendam os horticultores e floricultores. Inclusive, por suas características de estanqueidade e de manutenção da temperatura, nossas soluções de conservadoras DaColheita – que para o mercado externo leva a marca FarmFresh – podem combinar um elemento de hidratação para manter o frescor e a vivacidade destes produtos”, diz.

Tudo isso representa também dias a mais com os alimentos saudáveis e frescos nas gôndolas com muitas vantagens para o varejista. As conservadoras DaColheita têm um peso 60% menor do que as caixas de papelão, o que pode reduzir em até 6% o custo do frete aéreo, gerando economia significativa em toda a cadeia.

Como consequência, essas características aumentam o valor agregado com a percepção de fruta de qualidade superior. Promovem aumento do giro das mercadorias, o fortalecimento da marca do produtor com identidade visual e associação à qualidade. As soluções DaColheita também abrem um leque de oportunidades para ofertar o produto em outros períodos além da safra.

Atributos de sustentabilidade das embalagens DaColheita

A linha de conservadoras DaColheita reforça o compromisso da Termotécnica em desenvolver soluções de embalagens em EPS ativas, inteligentes e sustentáveis. As soluções DaColheita apresentam os benefícios para toda a cadeia de valor de produtos frescos, dos produtores ao ponto de venda e um forte apelo para a sustentabilidade em todos esses processos. Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, as embalagens DaColheita também contribuem para aspectos de sustentabilidade como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem recicláveis.

Reconhecida no Brasil e internacionalmente como uma empresa ambientalmente responsável, a Termotécnica realiza a economia circular na prática. Contando com o envolvimento de parceiros em toda a cadeia de exportação de frutas que utilizam as conservadoras DaColheita, a Termotécnica fecha o ciclo de logística reversa com a destinação correta e reciclagem das embalagens pós-consumo. O EPS é um material plástico 100% reciclável formado por 98% de ar, não utiliza CFC e HCFC e por isso não gera danos à camada de ozônio. Por ser inerte, não prolifera fungos e bactérias. O seu processo requer baixíssima utilização de recursos naturais como água e energia, não contamina e não gera riscos à saúde e ao meio ambiente.

Save Food

Membro do Save Food Initiative desde 2004 e uma das poucas empresas brasileiras entre as signatárias deste movimento da FAO (Food and Agriculture Organization), a Termotécnica desenvolve soluções de conservação que estão em linha com esse movimento contribuindo para redução de perdas e desperdícios de alimentos em toda a cadeia de produção, distribuição e consumo. Em 2019, a companhia conquistou a premiação WorldStar, concedida pela WPO (World Packaging Organization), um dos mais importantes reconhecimentos do mercado de embalagens, nas categorias Food e Save Food pelos atributos de suas soluções no mercado.

As conservadoras produzidas pela Termotécnica proporcionam uma atmosfera ideal, aumentam o shelf life dos alimentos e dessa forma contribuem para reduzir significativamente as perdas mantendo a qualidade e frescor dos FFLVs (Flores, Frutas, Legumes e Verduras) em toda a cadeia. As conservadoras já são largamente utilizadas pelo mercado de norte a sul do país além de proteger os produtos frescos que são exportados pelo Brasil.

Em resumo, as conservadoras DaColheita contribuem em três frentes de sustentabilidade:

1) Na reciclagem pós-consumo, pois o EPS é um material que pode ser 100% reciclado e se transformar em matéria-prima para outras aplicações, como rodapés e molduras.

2) Aumento do shelf-life dos produtos frescos em até 30%, o que contribui para a redução do desperdício na cadeia de distribuição e consumo.

3) Contribui para a redução da pegada de carbono, com a diminuição da emissão de Co2 equivalente, no transporte devido ao peso mais leve das soluções, o que reduz o consumo de combustível.

Para saber mais sobre a estratégia sustentável da Termotécnica acesse a íntegra do recém lançado Relatório de Sustentabilidade da companhia, clicando aqui.

*Isopor é uma marca registrada por terceiros.

 

Fonte: Termotecnica