logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Jornada de Fruticultura irrigada começa por Mossoró nesta segunda-feira

Rio Grande do Norte tem produção de abacaxi

 

Nesta segunda-feira, 3, começa a 1ª Jornada de Fruticultura Sustentável, atividade técnica inserida no projeto de fortalecimento da produção sustentável no Rio Grande do Norte, organizada pela Emater-RN. A jornada será realizada durante toda a semana nas cidades de Mossoró, Ipanguaçu, Ielmo Marinho, Maxaranguape e Touros. O projeto engloba oito municípios, incluindo Assú, Alto do Rodrigues e Ceará-Mirim.

O objetivo do projeto Fruticultura Sustentável é desenvolver nas comunidades rurais, em especial o público beneficiado pelos projetos de Inclusão Produtiva do Projeto Governo Cidadão, ações integradas em fruticultura irrigada, com foco na produção sustentável e racional de alimentos. As jornadas serão mensais e atenderão, inicialmente, 14 comunidades e assentamentos rurais.

Os agricultores familiares que participarão das atividades terão oportunidade de aprender técnicas de manejo agroecológico de pragas e receberão informações sobre o acesso ao crédito rural.

Os trabalhos serão conduzidos pelo engenheiro agrônomo da Emater-RN, Gustavo Vieira, e terão a participação do especialista da Embrapa, Marcos Moreira, e do assessor estadual de crédito da Emater-RN, Alberto Hudson.

Além da parte teórica, eles vivenciarão aprendizagens práticas com temas específicos para cada um dos municípios, por exemplo, poda tecificada, coleta de solo e folhas para análise, preparo de caldas alternativas e uso de drone na fruticultura.

O Projeto Fruticultura Sustentável é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Emater-RN e Projeto Governo Cidadão, e parceiros como Embrapa, Emparn, prefeituras municipais, Banco do Nordeste e IFRN.

 

Agenda da 1ª Jornada de Fruticultura Sustentável

– Segunda-feira, 3 

Local: PA Oziel Alves em Mossoró

Prática: Poda tecificada

 

– Terça-feira, 4

Local: Câmara Municipal de Ipanguaçu

Prática: Uso de drone na fruticultura

 

Quarta-feira, 5

Local: Ielmo Marinho, no PA Ramada IV – lote de Fábio Júnior

Prática: Coleta de solo e de folhas para análise

 

Quinta-feira, 6

Local: Maxaranguape – Galpão do Grupo Produtivo do Nova Vida II

Prática: Coleta de Solos e de folhas para análise

 

Sexta-feira, 7

Local: Touros – sede da Associação dos Agricultores de Boa Cica

Prática: Preparo de Caldas Alternativas.

Fonte: Defato