logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Insumos biológicos: um dos principais aliados para um futuro equilibrado na agricultura

Uso dos biológicos vai ao encontro das metas de desenvolvimento sustentável da ONU

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura estabelece, para o quadro estratégico de ações desta década, a implementação de sistemas agroalimentares mais eficientes, seguros e sustentáveis. Diversas soluções são possíveis e o conjunto de inovações deve ser o principal caminho rumo a este objetivo.

Nesse sentido, uma solução que tem se destacado nos últimos dois anos no mercado agrícola é o desenvolvimento de produtos biológicos. Pelo seu caráter sustentável, o uso dos biológicos vai ao encontro das metas de desenvolvimento sustentável da ONU para um futuro agrícola equilibrado, produtivo, atendendo a alta demanda mundial por alimentos.

Os agentes biológicos são formados por microrganismos e macroorganismos que interrompem o desenvolvimento de organismos vivos prejudiciais para a produção agrícola, como pragas que causam doenças em plantas. Os agentes biológicos são encapsulados dentro das tecnologias de formulações dos produtos, o que tem resultado em ótimos resultados no controle de pragas e doenças, reforçando a agricultura sustentável.

As soluções biológicas respondem aos desafios observados na agricultura de maneira inovadora e, ao mesmo tempo simples, como alternativas que podem ser utilizadas dentro do sistema de cultivo já existente. No caso da produção de milho, por exemplo, observamos a exigência nutricional da cultura para alcançar bons parâmetros de produtividade. É essencial a saúde do solo e a oferta adequada de macro e micronutrientes para a rentabilidade da safra, sendo o nitrogênio o macronutriente de maior impacto.

A planta demanda maior quantidade de nitrogênio entre os estágios V3 a V6, pois é quando ocorre o desenvolvimento que definirá o potencial produtivo. Uma inovação para suprir essa demanda mora nos biológicos. Recentemente, a Corteva lançou o fixador biológico Utrisha™ N, que deve ser aplicado de forma foliar e permite à planta a obtenção de nitrogênio durante todo o seu ciclo de vida.

Nesta tecnologia, a presença ativa da bactéria Methylobacterium symbioticum entra pelos estômatos das folhas e coloniza completamente a planta em sete dias após a aplicação. Essa bactéria converte o nitrogênio que está disponível no ar em nitrogênio amônio para a planta, melhorando de forma natural sua vitalidade e contribuindo para que a lavoura atinja o seu máximo potencial de crescimento e produtividade.

Para além da cultura do milho, os exemplos de iniciativas são diversos. O fato é que as áreas de pesquisa e desenvolvimento do mercado agrícola entenderam o potencial dos insumos biológicos e a cada dia tem olhado para cada detalhe da necessidade do produtor rural em busca de soluções que atendam as principais demandas do mercado. Ao aliar o conceito natural, que está na natureza, à tecnologia, é possível abraçar um futuro equilibrado no campo.

Dessa forma, o uso dos insumos biológicos promove a harmonia entre a produtividade agrícola e a preservação do meio ambiente. Ao adotar práticas sustentáveis e reduzir o impacto ambiental, os agricultores podem alcançar uma agricultura mais resiliente, capaz de enfrentar desafios climáticos e de mercado. Além disso, a demanda crescente por alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável abre oportunidades de mercado para os produtores que adotam essa abordagem, tornando a agricultura com insumos biológicos não apenas uma escolha responsável, mas também uma opção rentável para o setor agrícola.

Enviado por Cristiane Delic é líder dos Negócios de Biológicos e Arroz da Corteva Agriscience no Brasil e Paraguai desde novembro de 2021

Fonte: Agrolink