Entrevistadas pela revista Good Housekeeping, nutricionistas fazem o alerta: “Quanto mais frutas você comer, melhor será para a saúde”
Não é segredo que as frutas estão no topo da lista dos alimentos mais saudáveis. Elas são ricas em vitaminas, antioxidantes e minerais que auxiliam no funcionamento do corpo da cabeça aos pés, razão para ajudarem a turbinar a imunidade até melhorar o humor.
Publicado em janeiro de 2020 na National Library of Medicine, nos Estados Unidos, um estudo sobre ingestão de frutas mostrou que é necessário comer no mínimo de quatro a cinco porções por dia a fim de reduzir o risco de doenças cardíacas, obesidade e diabetes tipo 2.
Caso seja adepto do consumo de frutas diariamente, isso é um bom sinal para a saúde. Mas se opta por virar o rosto para esses alimentos, as nutricionistas entrevistadas pela revista norte-americana Good Housekeeping fazem o alerta: “Quanto mais comer, melhor será”, garantiu a especialista em nutrição Jaclyn London.
1. Acerola
“As acerolas são um dos alimentos mais ricos em vitamina C”, frisou a nutricionista Sue-Ellen Anderson-Haynes. Segundo a profissional, a fruta fornece uma série de fitoquímicos, isto é, substâncias capazes de ajudar no bom funcionamento do organismo e na prevenção de doenças.
Sue-Ellen explica que o principal componente da acerola, a vitamina C, é um nutriente essencial com potente efeito antioxidante. Ela lista os benefícios de consumir a fruta e, consequentemente, as substâncias presentes no alimento: “Fortalece a imunidade e contribui com a síntese de colágeno para pele e articulações saudáveis.”
2. Kiwi
Após a acerola está o kiwi, mais uma fonte robusta de vitamina C, defende a nutricionista. Outro nutriente presente na fruta é a luteína, carotenoide com propriedades benéficas para a saúde dos olhos. As especialistas elencaram sobre o alimento englobar também potássio, zinco e cálcio.
3. Sabugueiro-preto
Embora lembre a jabuticaba, o sabugueiro-preto é a fruta do sabugueiro. Com sabor azedo, o alimento traz na composição antocianinas, importante flavonoide que “auxilia na saúde do coração e do cérebro, bem como no sistema imunológico”, salientou a nutricionista Sue-Ellen Anderson-Haynes.
Você pode gostar
4. Mamão
Classificada como uma fruta tropical, o mamão apresenta uma lista impressionante de nutrientes, conforme destaca a expert em nutrição Jaclyn London. O alimento dispõe das vitaminas A, C e E, substâncias consideradas boas para a imunidade, pele e coração. Também apresenta fibras.
5. Damasco
Quando se fala em damasco, logo vem à mente a fruta desidratada. De acordo com as profissionais de nutrição, consumir o alimento fresco oferece um leque de nutrientes ao organismo, desde vitamina E, luteína ao betacaroteno, composto essencial para todos os tecidos do corpo e maior fonte de vitamina A.