logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Aprenda receita do mousse de melão, fruta mais exportada pelo RN

Mousse de melão foi ensinado no Inter TV Rural — Foto: Inter TV Costa Branca
Mousse de melão foi ensinado no Inter TV Rural — Foto: Inter TV Costa Branca

O Rio Grande do Norte é o maior produtor e exportador brasileiro de melão, segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e derivados (Abrafrutas).

Apesar de todo potencial produtivo e da qualidade das frutas, é muito comum em todo estado que o melão seja consumido apenas in natura.

Para inovar e aproveitar a facilidade de acesso ao melão, o Inter TV Rural deste domingo (3), apresentou uma receita de sobremesa feita com o melão: uma mousse.

Com poucos ingredientes e um preparo simples, em duas etapas, essa sobremesa se torna uma opção, inclusive, para evitar o desperdício de fruta.

Ingredientes

  • 600 g de polpa de melão (aproximadamente 1 melão pequeno sem casca e sem sementes)
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 395 g ou 1 lata de leite condensado
  • 200 g ou 1 caixa de creme de leite
  • 12 g ou 1 sachê de gelatina em pó sem sabor
  • 5 colheres de sopa de água morna

Para o preparo da receita, optou-se pelo melão do tipo Caribe, também chamado de melão Cantaloupe tipo Harper, que tem a coloração da polpa alaranjada. Mas a mousse também pode ser feita com outras variedades da fruta.

Modo de preparo

Comece a receita hidratando a gelatina. Em seguida, esquente a água e despeje no recipiente onde está a gelatina. Misture bem até dissolver a gelatina por completo. O líquido deve ficar com uma consistência viscosa, que indica que a gelatina está no ponto de uso. Reserve e continue o preparo dos outros ingredientes.

Em um liquidificador são adicionados todos os ingredientes, começando pelo melão cortado em pedaços; em seguida, o suco de limão; o creme de leite, a gelatina já hidratada e por fim, o leite condensado.

Todos os ingredientes devem ser processados no liquidificador por cerca de 1 a 2 minutos e a mistura estará pronta. A mousse pode ser colocada em uma travessa grande ou ainda em taças e em recipientes que sirvam porções individuais.

Depois, passe um plástico filme para cobrir o recipiente e em seguida, leve-o à geladeira para firmar por, pelo menos, 4 horas. Quem quiser, pode deixar de um dia para o outro, pois a mousse ficará ainda mais firme.

Fonte:  Inter TV Costa Branca

[glt language="English" label="English" image="yes" text="yes" image_size="24"]
[glt language="Spanish" label="Español" image="yes" text="yes" image_size="24"]