logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Presidente da Abrafrutas recebe a visita do ministro da agricultura na região do Vale do São Francisco

Hoje e amanhã (16), a região do Vale do São Francisco será palco de uma visita importante e promissora, marcando um momento significativo para a fruticultura brasileira. O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Carlos Favaro, estará na região para conhecer de perto os avanços e desafios enfrentados pelos produtores locais.

O ministro está a convite do presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, e do secretário de Agricultura do estado da Bahia, Wallison Tum. Está também acompanhando essa visita a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Ellen Viégas.

O Vale do São Francisco é uma área que se destaca na produção e exportação de frutas. Conhecida pela capacidade de produzir uma ampla variedade de frutas o ano inteiro, como uvas, mangas, entre outras, graças às condições climáticas favoráveis e à tecnologia de irrigação avançada.

De acordo com o presidente da Associação, durante a visita o ministro terá a oportunidade de dialogar diretamente com o setor produtivo e os gestores de instituições ligadas ao setor de frutas, como Embrapa e Codevasf,  também terá a oportunidade de conhecer os Projetos de Irrigação.

“Queremos apresentar ao ministro todo o desenvolvimento proporcionado pela fruticultura irrigada. Organizamos uma agenda que engloba visitas aos grandes produtores que temos na região, como também os pequenos que exercem um papel importante na economia e colaboram para que o Vale do São Francisco seja referência na produção de frutas”, explicou Guilherme Coelho.

Será também apresentado ao ministro um panorama abrangente das conquistas e desafios enfrentados pelos produtores de frutas em todo o país. A Abrafrutas tem trabalhado ativamente na busca de soluções para questões que afetam o setor, como logística de transporte, acesso a mercados internacionais, regulamentações sanitárias e fitossanitárias e sustentabilidade.

O presidente da Associação disse que pretende discutir ainda medidas e políticas que possam fortalecer mais a fruticultura no Brasil. Entre as principais áreas de interesse estão a modernização da infraestrutura de transporte, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, promoção de práticas agrícolas sustentáveis e o apoio ao acesso a novos mercados internacionais.

“A fruticultura brasileira desempenha um papel fundamental na economia do país, com geração de empregos, promoção do desenvolvimento regional contribuindo significativamente para a balança comercial do país. A visita do Ministro da Agricultura no Vale do São Francisco e a parceria com a Abrafrutas refletem o compromisso do Brasil em consolidar sua posição como um dos principais produtores e exportadores de frutas do mundo”, disse o presidente da Associação.

Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas