- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Agricultor do Centro-Oeste de SP produz melão em estufa

Cerca de 90% das plantações de melão estão concentradas no nordeste — Foto: Reprodução/TV TEM

Cerca de 90% das plantações de melão estão concentradas no nordeste — Foto: Reprodução/TV TEM

O melão é uma fruta docinha e saborosa, que agrada a muitas pessoas. No entanto, ele é colhido bem longe do estado de São Paulo: vem da Bahia, e cerca de 90% das plantações estão concentradas no nordeste. São os produtos de lá que abastecem o país inteiro.

A fruta não gosta de muita água e seu cultivo precisa de alguns cuidados. Em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), um produtor encontrou o jeito certo de cuidar da fruta no interior de São Paulo, e está se dando bem com a produção dos melões.

Na plantação de Marcos, o destaque é o melão met, uma variedade da fruta que é cultivada dentro de estufas com 600 pés.

Toda a produção requer um cuidado especial, mas um dos principais pontos de atenção é com os brotos. Por esse motivo, Marcos mantém em média apenas três por pé.

Lá é aplicada a técnica do raleio, que consiste em remover os frutos em excesso na planta, a fim de aumentar o tamanho, coloração e qualidade dos mesmos.

Agricultor do Centro-Oeste de SP produz melão em estufa

Nos últimos dias antes do melão ser colhido, ele passa pelo processo de granação, que é a fase na qual os líquidos internos dos frutos solidificam-se, ocorrendo o preenchimento do endosperma e a formação dos grãos (popularmente conhecido como “enchimento de grãos”), fase que demanda bastante atenção e proteção.

Depois desse processo, a fruta é colhida, etiquetada e embalada para chegar à Ceagesp, em São Paulo.

Nesta safra, o produtor espera colher 300 caixas de nove quilos, e, mesmo com algumas dificuldades com o clima, a fruta cresceu bastante e está docinha, o que deixa o produtor bastante animado.

Fonte: TV TEM