- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Harvard revela quanto consumir de frutas e vegetais para viver mais

Estudo de Havard mostra a quantidade de frutas e vegetais que deve ser consumida diariamente para quem desejar viver mais

Getty Images
Frutas e vegetais

 

Para viver mais você deve consumir duas porções de frutas e três porções de vegetais todos os dias. É o que afirma um novo estudo, realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan, e divulgado pela Associação Americana de Saúde.

“Essa quantidade provavelmente oferece o maior benefício em termos de prevenção de doenças crônicas graves e é uma ingestão relativamente alcançável para o público em geral”, disse Dong Wang, o principal autor do estudo, ao site CNBC.

Para descobrir a relação entre longevidade, mortalidade e o consumo de frutas e vegetais, pesquisadores analisaram dados de mais de 100 mil adultos de 1984 a 2014. Durante os 30 anos, eles usaram questionários de frequência alimentar a cada dois ou quatro anos. Eles também reuniram informações de outros 26 estudos sobre o consumo de frutas e vegetais.

Getty ImagesFrutas e vegetais variados
Havard revela porção diária de frutas e vegetais que você deve consumir para viver mais

Por outro lado, ainda de acordo com o estudo, comer mais de cinco porções diárias de frutas e vegetais não estava associado a benefícios adicionais à saúde.

Além disso, a pesquisa revelou que algumas frutas e vegetais como folhas verdes; vegetais crucíferos — brócolis e couve-de-bruxelas —; frutas cítricas; alimentos ricos em betacaroteno; e frutas vermelhas são mais benéficas para saúde. Os pesquisadores também descobriram que os menos saudáveis são os vegetais ricos em amido, como ervilhas, milho e batatas.

A porção de fruta ou vegetal indicada pelo estudo é de, aproximadamente, 80 gramas, que equivale a uma banana ou meia xícara de espinafre cozido.

Fonte: Metrópoles