logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Taiti é lima-ácida ou limão ‘verdadeiro’? Saiba a diferença

Taiti, galego, siciliano… é tudo limão, certo? Errado. O podcast “De onde vem o que eu como” conta quais dessas frutas podem levar o nome de limão e quais são consideradas limas-ácidas.

🎧OUÇA o episódio (acima)

Independente da espécie, o que conhecemos popularmente como limão é terceira fruta mais exportada pelo país — só fica atrás da manga e do melão, segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

E por que tem limão o ano todo? É que a safra principal vai de dezembro a maio. Ela é que tem o maior volume, explica o diretor da associação, Luiz Rafaelli. Mas outras safras, menores, existem ao longo de todo o ano. Quem domina, em quantidade produzida, é o taiti.

E sabe quem gosta de comprar o limão-taiti brasileiro? A Europa, principalmente a Holanda e o Reino Unido.

Taiti, com a casca mais escura, e siciliano: só um deles pode corretamente ser chamado de limão — Foto: Irina - Unsplash

Taiti, com a casca mais escura, e siciliano: só um deles pode corretamente ser chamado de limão — Foto: Irina – Unsplash

Afinal, por que nem todo limão é limão?

🍋O limão-siciliano é considerado um limão “de verdade” por ser um cruzamento entre a laranja-azeda e o chamado limão ancestral. Ele é amarelo, mais ácido e tem gominhos nas pontas.

🍋O limão-taiti, mais popular no Brasil, é, na verdade, uma lima ácida. Na comparação com o siciliano, ele é menor, mais arredondado, tem a casca verde-escura e poucas sementes.

🍋O limão-galego, pequeno e de casca amarelada, também é uma lima-ácida. Ele vem de outro cruzamento: o do limão ancestral com o siciliano.

Lima ácida tem as mesmas características do limão, mas é de espécie diferente — Foto: Arte/g1

Lima ácida tem as mesmas características do limão, mas é de espécie diferente — Foto: Arte/g1

Limão-caviar: já ouviu falar?

 

O limão-caviar também é uma lima, que chegou ao Brasil há pouco tempo, vinda da Austrália. A polpa em formato de bolinhas lembra as ovas de peixe.

Apesar de existir no país, ele não é tão fácil de encontrar – e isso reflete no preço do produto. O quilo custa quase R$ 800.

Limão-caviar — Foto: Gustavo Wanderley/g1

Limão-caviar — Foto: Gustavo Wanderley/g1

Fonte: G1