Máquina alemã suporta até 20 quilos e não encosta no fruto para realizar o serviço
Que a tecnologia é cada vez mais aliada da agricultura não dá para negar. São muitas as estratégias adotadas para auxiliar e deixar a atividade mais fácil.
Mas você já imaginou um robô que consegue identificar o exato momento em que um morango está maduro e ainda realiza a colheita direto do pé para o recipiente em que será vendido ao consumidor?
Isso é real e tem nome: Berry. Criado pela empresa Organifarms, de Constança, na Alemanha, o dispositivo atua em estufas e utiliza a inteligência artificial e a tecnologia sensorial para detectar o ponto certo de cada fruto.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver a máquina passando entre os pés de morango. Ao notar a maturação, aproxima-se com uma tesoura e faz o corte no caule, sem qualquer necessidade de ajuda humana durante o processo. Assista ao vídeo:
Robô colhedor de morango
De acordo com a Organifarms, fundada há três anos com o objetivo de desenvolver uma versão mais sustentável da agricultura, os morangos são digitalizados para que ele consiga identificar quais estão maduros e, na sequência, realizar a colheita.
O robô não encosta no fruto e consegue transportar até 20 quilos do alimento de cada vez.
Fonte: Globo Rural