Veja os incríveis benefícios da fruta, que é rica em vitamina C e outros nutrientes, além de dicas de como consumir
Um estudo, realizado pela William Paterson University, em Nova Jersey (EUA), listou os alimentos mais saudáveis do mundo e sete frutas aparecem na lista.
A fruta que aparece primeiro é famosa por sua versatilidade culinária e esconde um arsenal de benefícios para a saúde, acompanhados de um conteúdo calórico extremamente baixo.
Qual é a fruta mais saudável do mundo?
A pesquisa, focada na análise da densidade nutricional de vários alimentos, destacou o limão siciliano como a primeira fruta da lista, sendo que o top 10 da lista foi ocupado por vegetais verdes.
O limão siciliano surgiu como a primeira fruta na lista, aparecendo na 28ª posição, seguido pelo morango e pela laranja.
O ranking levou em conta a proporção de vitaminas, fibras e outros componentes saudáveis em relação ao número de calorias.
Rico em vitamina C, essencial para o fortalecimento do sistema imunológico e combate aos radicais livres, o limão siciliano proporciona 90% da ingestão diária recomendada dessa vitamina.
Aumento absorção de ferro
A sua capacidade de aumentar a absorção do ferro combate a anemia, um benefício notável especialmente para vegetarianos e veganos.
Combate envelhecimento precoce
Além da vitamina C, o limão siciliano é carregado com um espectro de vitaminas B essenciais e minerais, potássio, magnésio e fósforo. Esses componentes agem como aliados no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Prevenção de pedras nos rins
Como se não bastasse, a fruta também previne o desenvolvimento de pedras nos rins, graças ao ácido cítrico presente em sua composição.
Aliás, alguns estudos mostraram que o limão espremido e a limonada podem ser eficazes na prevenção de cálculos renais.
Afinal, como incluir a fruta na alimentação diária?
Adicionar o limão siciliano à sua rotina alimentar é simples e versátil, desde o tempero de saladas até a preparação de sucos e drinques.
A fruta pode substituir o limão tahiti em diversas receitas, oferecendo um sabor mais suave e um toque adocicado.
Por fim, a conservação do limão siciliano é outra dica valiosa: armazene em locais frescos e higienize antes do consumo. Uma prática interessante é congelar as raspas da casca para usar em futuras receitas, maximizando assim o aproveitamento dessa superfruta.
Fonte: Catraca Livre