- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

O que fazer com um abacateiro com raízes podres?

Originário do México e da América Central, o abacate (Persea americana) é uma fruta muito consumida no Brasil. Dotado de benefícios, o abacate é rico em vitaminas, minerais como ferro, cálcio e fósforo, fibras solúveis, fitoesteróis e lipídios (óleo).

Leia também

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 338 mil toneladas de abacate foram colhidas em 2022 em uma área de 19 mil hectares. Apesar de bem adaptado ao clima brasileiro, o abacateiro não está livre de doenças em nossas terras. Veja a dúvida do leitor Wesley Turibio sobre problemas que enfrentou em seu abacateiro, e como resolvê-los.

Meu pé de abacate começou a secar as folhas após cerca de 20 dias de receber capim seco com esterco de galinha como adubo. O que faço?

Wesley Turibio, via Facebook

O abacateiro foi acometido pela doença podridão de raízes, que é causada pelo fungo Phytophthora. Essa enfermidade é muito comum em abacateiros de quintal ou cultivados em grande escala. As condições que favorecem a podridão são: plantios em solos muito argilosos; em solos que inundam durante o período das chuvas; excesso de água de irrigação; plantio em covas profundas que formam bacias e acumulam água de chuva ou de irrigação; e adição de esterco e outros materiais orgânicos muito próximos do pé da planta.

A recomendação é de que a planta seca seja destruída e uma nova ser plantada não muito próxima do local onde a muda morreu. A muda deve ser plantada em cima de um montículo de solo de 1 metro por 1 metro com, pelo menos, 30 centímetros de altura. Evite excesso de água de esterco e de capim próximo à muda.

Consultor: Nilton Tadeu Vilela Junqueira, pesquisador em Fruticultura Tropical da Embrapa Cerrados; Rodovia BR 020, KM 18, Caixa Postal 08223, CEP 73310-970, Planaltina (DF); Tel. (61) 3388-9816; www.embrapa.br/fale-conosco/sac.

Fonte: Globo Rural