logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

ABRAFRUTAS participa de Workshop Internacional sobre Segurança Alimentar na América Latina

Delegação brasileira no evento. Caio Simão – MAPA, Eduardo Brandão – ABRAFRUTAS, Jair Virgínio – MOSCAMED BRASIL

 A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) participa do Workshop sobre Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina, promovido pelo Sustained Dialogue on Peaceful Uses (SDPU), que acontece de 16 a 18 de julho de 2024, em Assunção, Paraguai. O evento é organizado em parceria com a Comisión Nacional de Energía Atómica de Paraguai.

O Workshop SDPU reuni stakeholders de diversos setores, incluindo academia, pesquisa, indústria e setores público e privado, para discutir e identificar os principais desafios e próximas etapas para expandir o acesso e a utilização de tecnologias nucleares na melhoria da segurança alimentar na região. Entre os tópicos abordados, estarão as aplicações de tecnologias nucleares para a criação de novas culturas mais resilientes, extensão da vida útil dos alimentos, controle de pragas, otimização de técnicas de processamento de alimentos, detecção de fraudes alimentares e esterilização de produtos.

O diretor executivo da ABRAFRUTAS, que representará a organização no evento, também será palestrante, discutindo as possibilidades de utilização da irradiação nuclear como alternativa para aumento do shelf life e controle fitossanitário em frutas. Ele expressou entusiasmo com a participação e destacou a importância das discussões para o setor:

“Estamos honrados em representar a ABRAFRUTAS neste importante evento. A segurança alimentar é uma questão crítica para a América Latina, e acreditamos que as tecnologias nucleares podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da produção e preservação de alimentos”, disse Brandão

Estas discussões, segundo ele, irão beneficiar diretamente os processos de abertura de novos mercados para as frutas brasileiras. “Este workshop será uma oportunidade valiosa para compartilhar nossas experiências, aprender com outras iniciativas e estabelecer colaborações que possam contribuir para o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 6 (Fome Zero)”, finalizou o diretor.