logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Abrafrutas vai a China em comitiva com empresários e comemora avanços para exportação de uva

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, participante do “Fórum Econômico Brasil-China: novas fronteiras para uma parceria sustentável”, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Pequim, China, comemora boas notícias para os produtores exportadores de uva do Brasil.

Segundo o presidente da Associação, a ida ao país asiático possibilitou a interlocução entre a entidade, o ministro Carlos Fávaro e equipe do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento com o governo e dirigentes empresariais chineses. Essa interlocução resultou em mais um avanço para abertura do mercado chinês para as uvas brasileiras.

Guilherme Coelho conta que foi acordado que representantes  da Administração-Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês), órgão responsável por supervisionar e gerenciar os trabalhos nacionais de segurança dos alimentos importados e exportados, farão em breve uma visita virtual a uma única fazenda brasileira produtora de uva para dar prosseguimento ao credenciamento e habilitação para importação da uva fresca para a China.

Grapes in Brazil

Este é um momento muito importante para o setor, segundo Guilherme e acelerar essas tratativas trará inúmeras vantagens para o país.

“Estou muito contente com as oportunidades, os avanços são grandes e as parcerias com as entidades ligadas ao setor são imprescindíveis. Estar aqui em Pequim, nos possibilitou dar um passo a mais para avançarmos nas tratativas iniciadas há dois anos para exportação da uva para a China. Creio que ainda este ano vamos abrir as fronteiras e começar a exportar”, disse Guilherme Coelho.

As uvas brasileiras estão entre as principais frutas exportadas do Brasil. Em 2021, foram embarcadas mais de 59 mil toneladas. A região do Vale do São Francisco é o principal polo exportador dessa fruta, 95% da uva exportada sai dessa região.

 

Assista o comunicado do ministro Carlos Fávaro