Para entender melhor esse cenário, conversamos com Zacarias Ribeiro Filho, Consultor ESG da Abrafrutas. Zacarias é Engenheiro Agrônomo, Mestre em Dinâmica do Desenvolvimento do Semiárido com MBA em ESG.
Segundo Zacarias, atualmente a demanda dos mercados internacionais está focada na qualidade e segurança alimentar.
“Temos uma geração de consumidores de muita exigência, eles querem entender os cuidados com a fruta da fazenda ao garfo”, conta.
Por conta disso, as tecnologias sustentáveis permitem levar informação precisa a esses consumidores, que podem acessar o rastreamento de como a fruta foi produzida, incluindo cuidados desde a produção até a embalagem.
“Essas tecnologias influenciam na segurança alimentar, uma questão que impacta o que é exigido pelo mercado”, afirma.
Conheça as 3 tecnologias sustentáveis mais utilizadas na fruticultura brasileira:
Bioinsumos
De acordo com Zacarias, a fruticultura brasileira é líder mundial na utilização de bioinsumos, tanto para biofertilizantes quanto para bioinseticidas. Os bioinsumos são produtos de origem biológica utilizados na agricultura para promover o crescimento das plantas, melhorar a saúde do solo e aumentar a resistência das culturas a doenças, pragas e estresses ambientais. Eles são compostos por microrganismos benéficos, extratos vegetais, ácidos húmicos, entre outros compostos naturais.
Os bioinsumos diferem dos fertilizantes químicos tradicionais porque são baseados em processos biológicos e geralmente são mais sustentáveis e ambientalmente amigáveis. Eles podem incluir produtos como biofertilizantes — que fornecem nutrientes às plantas —, bioinseticidas — que controlam pragas e doenças de forma natural — e outros estimulantes de crescimento e proteção de plantas.
O uso de bioinsumos está crescendo devido à necessidade de reduzir o impacto ambiental associado ao uso de produtos químicos sintéticos na agricultura.
Sistema de irrigação por gotejamento
O sistema de irrigação por gotejamento é uma técnica eficiente e precisa de fornecimento de água às plantas, que consiste na aplicação direta de água na raiz das plantas de forma controlada e em pequenas quantidades, através de tubos perfurados — também chamados de gotejadores — colocados próximos às plantas ou diretamente no solo.
Esse tipo de irrigação demonstra o cuidado com a gestão de recursos hídricos na fruticultura brasileira. “A tecnologia de gotejamento é eficiente e intensiva na economia da água, contribuindo diretamente para o uso sustentável de recursos hídricos”, afirma Zacarias.
Agricultura de Precisão
A Agricultura de Precisão é uma abordagem moderna e tecnológica para o manejo agrícola, que utiliza informações detalhadas sobre as condições do solo, clima e outras variáveis para otimizar o uso de insumos agrícolas, como água, fertilizantes e pesticidas. O objetivo principal é aumentar a eficiência produtiva, reduzir custos e minimizar o impacto ambiental.
Essa abordagem inclui tecnologia de rastreamento e monitoramento, que registra todo processo produtivo, além de máquinas e equipamentos agrícolas de alta precisão. Assim, a tecnologia avançada e a análise detalhada dos dados permite que os agricultores tomem decisões mais estratégicas, aumentando a produtividade e a sustentabilidade a longo prazo.
A Agricultura de Precisão, portanto, representa uma evolução no manejo agrícola, integrando tecnologia avançada para melhorar a eficiência operacional, reduzir desperdícios e promover práticas sustentáveis no setor agrícola global.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), está empenhada em promover o crescimento dos exportadores brasileiros. Este projeto visa expandir seus negócios, abrir novos mercados, destacar as qualidades das frutas brasileiras e incentivar o consumo de frutas saborosas e de alta qualidade. Atualmente, 63 empresas exportadoras do setor frutícola brasileiro participam do Frutas do Brasil, alcançando resultados parciais superiores a USD 500 milhões em exportações. Para fazer parte do projeto, basta ser um produtor e se cadastrar no site, clicando aqui.
Sobre a Abrafrutas
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.