- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Internacionalização das frutas brasileiras gera frutos no 1º semestre de 2024: confira as expectativas para os próximos meses

O projeto Frutas do Brasil, iniciativa de internacionalização da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), marcará presença em importantes eventos internacionais no segundo semestre deste ano. Esses encontros são uma verdadeira vitrine global para os produtos frescos brasileiros, destacando a qualidade e a diversidade das frutas do Brasil.

De acordo com Jorge de Souza, gerente de projetos da Abrafrutas e gerente-executivo do Frutas do Brasil, os distribuidores podem esperar por frutas de qualidade e seguras para o consumo, com um compromisso do setor com as boas práticas de ESG, além do respeito pelos importadores e clientes. Ele destaca que o setor tem um processo de melhoria contínua nas operações, com a meta final de alcançar a excelência nas exportações de frutas frescas e derivados.

“Os primeiros eventos do ano foram plenamente atendidos, com a receptividade dos importadores sendo excelente e grandes oportunidades de negócios identificadas nos mercados-alvo”, conta. E acrescenta: “A Fruit Logistica, maior feira mundial de fruticultura, gerou milhões de dólares em negócios entre exportadores e importadores. Além disso, os festivais Frutas do Brasil no Canadá e nas embaixadas brasileiras em Londres e Paris também atingiram seus objetivos, identificando novos e importantes clientes para a fruticultura brasileira de exportação e proporcionando um aprendizado valioso para os empresários  brasileiros participantes”.

Para o segundo semestre, as expectativas são positivas, com a continuidade da estratégia de participação no mercado asiático. O Frutas do Brasil Festival Mumbai, na Índia, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de agosto, promete muitas oportunidades de negócios, especialmente para maçãs, avocados e limões do Brasil. A participação na Asia Fruit Logistica 2024, na Fruit Attraction 2024 e no evento da IFPA em Atlanta, nos Estados Unidos, são cruciais para fortalecer a presença brasileira nesses mercados.

Segundo Jorge, a fruticultura brasileira pode suprir esses mercados o ano todo, com frutas de qualidade e seguras para o consumo. O Brasil se destaca como o maior e melhor fornecedor de frutas tropicais, oferecendo uma grande diversidade de espécies e variedades.

“O compromisso do setor com frutas de qualidade, práticas de ESG, respeito pelos importadores e clientes, e a contínua busca pela excelência nas operações e exportações são os pilares que sustentam a participação do projeto Frutas do Brasil nos eventos internacionais deste segundo semestre”, finaliza.

Confira abaixo a agenda completa dos próximos meses:

Asia Fruit Logistica – 2 a 6 de setembro

Produtores e exportadores brasileiros estarão presentes na Asia Fruit Logistica, uma feira abrangente que cobre toda a cadeia de valor da indústria de produtos frescos e serviços de apoio. O evento acontecerá entre os dias 2 e 6 de setembro na AsiaWorld-Expo, em Hong Kong, China. Os visitantes não podem deixar de conferir o estande do Frutas do Brasil, no hall 3, nº 3P40.

Fruit Attraction – 8 a 10 de outubro

Entre os dias 8 e 10 de outubro, a Fruit Attraction ocorrerá no centro de exposições do IFEMA, em Madrid, Espanha. Este evento é a segunda maior feira de frutas na Europa, atraindo exportadores e importadores de todo o mundo. Empresas brasileiras participam da feira há mais de 10 anos, consolidando sua presença no mercado europeu.

The Global Produce & Floral Show – 17 a 19 de outubro

A delegação brasileira também marcará presença na The Global Produce and Floral Show, em Atlanta, Geórgia, EUA, entre os dias 17 e 19 de outubro. Organizada pela International Fresh Produce Association (IFPA), essa é a principal feira do setor produtivo de frutas, verduras e legumes nos Estados Unidos.

Frutas do Brasil Festival Mumbai – 26 e 30 de agosto

A missão promete muitas oportunidades de negócios, especialmente para maçãs, avocados e limões do Brasil, e acontece na Índia.

Sobre o Frutas do Brasil

A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), está empenhada em promover o crescimento dos exportadores brasileiros. Este projeto visa expandir seus negócios, abrir novos mercados, destacar as qualidades das frutas brasileiras e incentivar o consumo de frutas saborosas e de alta qualidade. Atualmente, 63 empresas exportadoras do setor frutícola brasileiro participam do Frutas do Brasil, alcançando resultados parciais superiores a USD 500 milhões em exportações. Para fazer parte do projeto, basta ser um produtor e se cadastrar no site, clicando aqui.

Sobre a Abrafrutas

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para  atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.