Ferramenta inovadora do Consevitis-RS centraliza informações essenciais para a cadeia produtiva da uva e do vinho
A vitivinicultura brasileira acaba de ganhar uma ferramenta inovadora para o seu desenvolvimento: o Observatório Vitivinícola. A plataforma, acessível publicamente e sem necessidade de cadastro prévio, já está disponível no site https://observatorio.consevitis-rs.com.br/home.
Desenvolvido para o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) pela Hauschild e Rösler Consultores Associados Ltda., o Observatório Vitivinícola foi criado para atender uma antiga demanda do setor, centralizando informações essenciais em um único local. O Observatório Vitivinícola foi implementado por meio da parceria entre o Consevitis-RS e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS), por meio do Termo de Colaboração nº 4837/2022.
No site, é possível ter acesso a dados atualizados sobre o setor, tais como índices e histórico de produção, dados de importação e exportação e previsões meteorológicas. A plataforma é destinada a produtores rurais, vinícolas, pesquisadores, acadêmicos, imprensa e demais interessados.
“Para os produtores de uva e as vinícolas, o Observatório Vitivinícola oferece uma riqueza de informações que podem ser decisivas para a gestão e o planejamento das safras. Ao acessar dados detalhados sobre produção, condições climáticas e regulamentações, os produtores terão à disposição as ferramentas necessárias para antecipar desafios e otimizar suas operações. A plataforma também serve como um recurso valioso para pesquisadores e acadêmicos que buscam aprofundar o conhecimento sobre a vitivinicultura no Brasil. O Observatório Vitivinícola representa um avanço significativo para o setor, auxiliando uma tomada de decisão mais informada e estratégica, e reforçando a competitividade da vitivinicultura gaúcha e brasileira”, afirma o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.
Dados abrangentes e atualizados/A plataforma oferece uma ampla gama de dados atualizados, organizados em painéis temáticos:
Painel Produção: com informações de fontes como FAOSTAT, PAM-IBGE, RAIS-MTE e SIVIBE, permite visualizar dados sobre quantidade produzida, área plantada e colhida, valor da produção de uva, além de histórico de evolução e número de trabalhadores na elaboração de vinho.
Painel Importação e Exportação: organiza informações sobre comércio exterior, incluindo valores de importação e exportação de produtos vitivinícolas e os principais destinos dessas exportações.
Painel de Crédito Rural: fornece dados obtidos por meio do Banco Central do Brasil, com informações sobre valor total, área e número de contratos relacionados à produção de uva.
Painel Meteorologia: em parceria com o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi-RS), apresenta alertas meteorológicos que impactam a viticultura, como a ocorrência de doenças fúngicas e condições climáticas adversas.
Painel de Legislação: reúne as principais legislações, decretos, portarias e instruções normativas relacionadas ao complexo da uva e do vinho.
Painel de Estudos e Pesquisas: disponibiliza estudos e publicações do Consevitis-RS e pesquisas gerais sobre vitivinicultura.
Importância e Benefícios – O Observatório Vitivinícola promete tornar mais eficiente o acesso a informações relacionadas ao setor. Antes dispersos, os dados agora estão integrados em uma plataforma didática, facilitando sua leitura e compreensão.
As estatísticas são atualizadas automaticamente, via API, ou manualmente, garantindo a precisão das informações. Esta iniciativa é um marco importante para o setor, promovendo transparência e acessibilidade.
Sobre o Consevitis-RS – O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Fonte: Revista da Fruta