Uma das frutas é rica em substâncias neuro protetoras como flavonoides, antioxidantes, folatos e fibras, que promovem um intestino saudável e consequentemente, uma boa saúde mental
Ter uma dieta rica em nutrientes é fundamental para o envelhecimento saudável do cérebro, já que hábitos de vida na juventude podem ditar se uma pessoa terá mais problemas de memória ou maiores riscos de demência.
A diretora de Psiquiatria Nutricional, Estilo de Vida e Metabólica do Hospital Geral de Massachusetts, Uma Naidoo, formava em Harvard, explica que a dieta mediterrânica é a mais recomendada para a saúde do cérebro.
“Comer alimentos que estimulam o cérebro pode reduzir significativamente o risco de desenvolver problemas neurológicos, melhorar a saúde mental e ajudá-lo a manter-se lúcido e concentrado”, explicou.
As frutas que ajudam na memória e reduzem o risco de demência
Esse tipo de direta é rica em frutas, vegetais, peixe, azeite, sementes e nozes. Entre os alimentos, destacam-se três frutas que a especialista recomenda com maior destaque: mirtilos, abacates e nozes.
“Ao longo dos meus anos de pesquisa, descobri que uma das frutas mais benéficas para ajudar o cérebro a envelhecer bem são os mirtilos”, disse UMA à CNBC.
Eles são ricos em substâncias neuro protetoras como flavonoides, antioxidantes, folatos e fibras, que promovem um intestino saudável e consequentemente, uma boa saúde mental.
“Adoro misturar abacate, grão de bico e azeite como uma saborosa pasta para torradas de trigo integral ou como molho para vegetais recém cortados”, sugeriu.
Por fim, os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes presentes dos ácidos graxos ômega-3 das nozes são muito benéficos para melhorar a memória.
“Recomendo comer 1/4 de xícara por dia (não mais, é fácil exagerar nas nozes!) Como lanche ou adicionado a uma salada ou acompanhamento de vegetais. As nozes podem até ser combinadas em uma granola caseira ou mistura que contém muito menos açúcar e sal do que as versões compradas em lojas”, completou Uma.
Fonte: ND+