Com sua polpa doce e o caroço mais azedinho, o que confere um sabor único à fruta, nos últimos anos a jabuticaba tem conquistado até os paladares mais exigentes e sofisticados.
Além de saborosa, a fruta, que é genuinamente brasileira, também traz benefícios para a saúde por ser fonte de vitamina C, além de ser um delicioso ingrediente para complementar receitas.
O único problema é que a fruta tem uma safra única no ano, o que limita seu consumo. A colheita acontece sempre no segundo semestre, entre setembro e novembro.
Em Pará de Minas já é possível perceber a circulação de vendedores do fruto pelas ruas e nas feiras. É o caso de Selma Braga, ela colhe a jabuticaba em sua propriedade, em São José da Varginha e traz para a comercialização.
Segundo ela a jabuticaba tem sido vendida na cidade ao preço médio de R$5 o litro. Ela considera o valor baixo diante das dificuldades da colheita.
A empresária Cláudia Navio, moradora do bairro Nossa Senhora das Graças aproveitou a oportunidade para comprar jabuticaba e matar a vontade que estava de saborear a fruta.
Além da fruta in natura, a jabuticaba também tem uma boa polpa para produção de geleias, compotas, doces e bebidas como os licores. Já a casca pode ser ingerida junto com a fruta ou assada e depois processada para produção de farinha nutritiva, utilizada para incrementar iogurtes e saladas de frutas.
Fonte: Rádio Santa Cruz