A Abrafrutas marcou presença no VI Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas – Origens Brasileiras, realizado pelo Sebrae nos dias 28 e 29 de novembro, no Espaço Villa Lobos, em São Paulo. O evento, considerado o maior sobre IGs e Marcas Coletivas do Brasil, reuniu especialistas nacionais e internacionais, além de lideranças do setor produtivo, para discutir avanços, inovações e boas práticas na gestão desses importantes instrumentos de valorização territorial.
O diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, participou como debatedor na oficina temática “Do pomar ao mundo: o potencial das Indicações Geográficas de frutas no mercado”, onde destacou o impacto estratégico das IGs para a fruticultura brasileira no mercado interno e externo.
Durante o painel, Brandão enfatizou como as Indicações Geográficas podem agregar valor às frutas brasileiras, promovendo reconhecimento de qualidade, autenticidade e origem nos mercados globais. “As IGs são uma ferramenta poderosa para diferenciar os produtos brasileiros, criando novas oportunidades para os produtores e fortalecendo a competitividade internacional da fruticultura nacional”, afirmou.
O evento também foi uma oportunidade de troca de experiências, networking e construção de estratégias conjuntas para ampliar o impacto das IGs e Marcas Coletivas no desenvolvimento regional sustentável.