Portuguese
 - 
pt
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Workshop realizado pela Abrafrutas destaca oportunidades e desafios na exportação de uvas brasileiras para a China

 

Juazeiro, na Bahia, foi palco, nesta segunda-feira (20), de um importante evento para a fruticultura nacional: o Workshop Uvas Brasil – China, realizado pela Abrafrutas, que reuniu especialistas, produtores e empresas associadas para discutir a abertura do mercado chinês para a uva brasileira. O evento, exclusivo para associados, destacou as oportunidades e os desafios logísticos que precisam ser superados para aproveitar o imenso potencial do mercado asiático.

A China, com uma população de mais de 1,4 bilhão de habitantes e crescente demanda por alimentos frescos e de qualidade, se posiciona como um dos maiores consumidores de frutas no mundo. A entrada da uva brasileira nesse mercado, marcada por rigorosos protocolos fitossanitários, promete alavancar as exportações do setor e diversificar os destinos das frutas produzidas no país.

Em 2024, o Brasil exportou 58,9 mil toneladas de uvas, gerando uma receita de US$ 151,5 milhões. A uva está entre as frutas mais exportadas pelo país, consolidando-se como um dos principais produtos da fruticultura nacional.

O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, ressaltou a importância dessa conquista:

“A abertura do mercado chinês para a uva brasileira é um marco histórico para o setor. Além de expandir nossos destinos, demonstra o reconhecimento da qualidade e do potencial da nossa produção. A Ásia, com seu imenso consumo de frutas, representa uma oportunidade única, mas também exige que superemos desafios logísticos para garantir a eficiência na cadeia de frio e a integração com operadoras aéreas e marítimas.”

A Termotécnica, maior fabricante de soluções de acondicionamento em embalagens de EPS (isopor*) da América Latina e líder no Brasil, marcou presença no Workshop Uvas Brasil – China. Há mais de uma década colaborando com produtores, especialmente do Vale do São Francisco, a empresa que é associada, tem sido uma parceira estratégica para viabilizar exportações de longa distância com excelência.

O diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, ressaltou a importância das embalagens na manutenção da qualidade das frutas exportadas:

“Nossas conservadoras DaColheita têm agregado muito valor ao transit-time em exportações de longas distâncias, garantindo a qualidade premium de frutas como uva, manga e pitaya. Estamos preparados para atender à crescente demanda que a abertura do mercado chinês vai gerar.”

O workshop reforçou o papel estratégico do Vale do São Francisco, principal polo produtor de uvas no Brasil, como protagonista na exportação para mercados exigentes e distantes. Com eventos como esse, a Abrafrutas reafirma seu compromisso em impulsiona a fruticultura nacional de forma a explorar novos horizontes para os produtos brasileiros no cenário global.