A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) marcou presença na 74ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Fruticultura, realizada hoje, dia 3, em Brasília-DF. O encontro reuniu representantes do setor para discutir temas estratégicos relacionados ao desenvolvimento da fruticultura no Brasil.
O diretor executivo da Abrafrutas Eduardo Brandão, que também atua como consultor técnico da Câmara, e o diretor institucional Luiz Roberto Barcelos, presidente da Câmara Setorial, participaram da reunião.
Entre os principais pontos da pauta, foram abordados os avanços na operacionalização do sistema e-Fito, que impacta diretamente os processos de exportação nos portos e aeroportos brasileiros. Outro tema de destaque foi a atualização sobre o Programa da Mosca da Carambola, no qual foi abordado ações em andamento para o controle dessa praga que afeta a produção frutícola.
Além de outros temas, a pauta incluiu a nova Lei de Agrotóxicos (Lei nº 14.785/2023) e o impacto das recentes políticas tarifárias dos Estados Unidos no setor frutícola. Esse último assunto será aprofundado durante o 29º Congresso Brasileiro de Fruticultura.
Para o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, o trabalho da Câmara Setorial é fundamental para alinhar as demandas do setor produtivo com as políticas públicas, garantindo avanços para a fruticultura brasileira.
“Como entidade representativa, temos o compromisso de contribuir ativamente com essas discussões para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva”, afirmou Eduardo Brandão.