Volume a ser colhido ficou em linha com o registrado em anos anteriores
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2023/W/e/cMKcOZSOuHenkfXXBcaQ/pinhao-04-credito-embrapa.jpg)
A produção de pinhão do Rio Grande do Sul em 2025 deve alcançar 860 toneladas, segundo estimativa divulgada pela Emater/RS-Ascar.
Deste total, 600 toneladas são atribuídas às regiões de Serra Gaúcha, Hortênsias e Campos de Cima da Serra; outroas 110 toneladas para o Planalto e 150 toneladas nas regiões Centro Serra e Serra do Botucaraí.
Na comparação com anos anteriores, o volume a ser colhido ficou em linha com o registrado em anos anteriores em parte das regiões analisadas, enquanto nas demais houve tanto crescimento de 10% a 20% quanto queda devido às condições climáticas.
As secas recorrentes nos últimos anos, as chuvas abundantes no fim do inverno e no início da primavera, além da alternância de produção característica da Araucária, influenciam diretamente na colheita”, explica, em nota, a engenheira florestal Adelaide Ramos, do regional de Caxias do Sul da Emater/RS-Ascar.
O período de colheita do pinhão na região Sul do Brasil iniciou-se no último dia 1º de abril, seguindo a legislação local de proteção da espécie.
Fonte: Globo Rural