A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) foi uma das instituições homenageadas durante a solenidade de celebração dos 50 anos da Embrapa Uva e Vinho, realizada nesta sexta-feira (29), em Bento Gonçalves (RS).
Na ocasião, a entidade recebeu a Comenda Instituição Parceira da Embrapa Uva e Vinho, honraria concedida a organizações que contribuíram de forma significativa para a trajetória da instituição de pesquisa. Também foram agraciadas a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e o Consevitis-RS.
O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, que esteve presente na comemoração destacou a relevância do reconhecimento.
“Para nós, da Abrafrutas, é motivo de orgulho sermos reconhecidos como parceiros nesta caminhada de inovação, pesquisa e apoio aos produtores. Seguiremos juntos para fortalecer ainda mais a fruticultura nacional e a presença do Brasil no mercado internacional”, afirmou.
Como integrante do Comitê Assessor Externo da Embrapa Uva e Vinho, Guilherme Coelho também enalteceu o trabalho desenvolvido pela unidade, ressaltando o sucesso, no Vale do São Francisco, das uvas BRS Vitória, BRS Melodia e BRS Lumiar, que se tornaram destaques na produção nacional.
A solenidade, realizada sob o slogan “Embrapa Uva e Vinho: 50 anos cultivando conhecimento e colhendo tecnologia”, foi marcada por homenagens, lançamentos de projetos inovadores, como o Irrifert, aplicativo para manejo de água e nutrientes em pomares de maçã e o anúncio da 1ª Seleção de Vinhos de BRS Lorena, que premiará vinícolas em dezembro.
Além das homenagens, a Embrapa Uva e Vinho firmou novas parcerias estratégicas com a Sicredi Serrana RS/ES, o Circolo Trentino di Bento Gonçalves e o Circolo Friulano da Serra Gaúcha, reforçando sua missão de impulsionar a vitivinicultura e a fruticultura brasileiras com ciência e tecnologia.